Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Inclusão

06 Agosto 2021 | Renata Vomero

Prêmio Selo Elas Cabíria Telecine 2021 contemplará argumento de comédia

Com foco nas roteiristas mulheres, inscrições ficarão abertas entre 9 e 22 de agosto

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Neste ano, o Selo Elas, o Cabíria Festival - Mulheres & Audiovisual e o Telecine vão repetir a parceria criada em 2020, para fazerem a segunda edição do Prêmio Selo Elas Cabíria Telecine. Em 2021, será premiado o melhor argumento em comédia.

Publicidade fechar X

Com foco nas roteiristas mulheres, as inscrições ficarão abertas entre 9 e 22 de agosto no site do festival. A curadoria selecionará cinco argumentos finalistas para o júri, formado pela Elo Company, o Cabíria Festival e o Telecine. Juntas, irão escolher o argumento vencedor, a ser anunciado no dia 6 de outubro, durante o evento online de abertura do Cabíria Festival - Mulheres & Audiovisual.  A premiação consiste em um contrato de produção e distribuição com a Elo Company, contemplando o desenvolvimento do roteiro no valor de R$ 200 mil.

"Ficamos muito felizes com a parceria com Cabíria e Telecine em 2020. Este ano decidimos ampliar o prêmio, contemplando um argumento de comédia, com perfil mais comercial, para alavancar as roteiristas em um nicho de mercado ainda muito ocupado por roteiristas homens. Ano passado, os roteiros fizeram parte de edições anteriores do Prêmio Cabíria e agora damos oportunidade a toda e qualquer roteirista que queira participar. O projeto vencedor de 2020, 'Avenida Beira-Mar’, que faz parte do Selo Elas, em breve será lançado e distribuído pela Elo Company”, contou Paula Garcia, Head de Produção da Elo Company.

Criado em 2015, o Prêmio Cabíria tem como objetivo dar maior visibilidade e inclusão aos projetos criados por mulheres, uma demanda que vem crescendo ano após ano e que se fortalece na junção de players como o Selo Elas, da Elo Company, e do Telecine.

“A criação do Cabíria Prêmio de Roteiro, em 2015, colocou em pauta três objetivos principais: estimular histórias com protagonistas inspiradoras; converter o prêmio em um selo de qualidade para os roteiros ampliando suas oportunidades junto ao mercado; e contribuir para a visibilidade de roteiristas mulheres, em busca da redução da alarmante disparidade de gênero no audiovisual. Portanto, conquistar a parceria com agentes tão relevantes da cadeia produtiva, como a Elo Company e o Telecine, é motivo de grande comemoração por representar o avanço e a qualificação desses objetivos”, declara Marília Nogueira, idealizadora do Prêmio Cabíria.

Inclusive foi justamente pensando nessa demanda e necessidade das profissionais e também do mercado em acolher narrativas mais diversas, que o Selo Elas foi criado há quatro anos. A iniciativa da Elo Company oferece mentoria com reconhecidos profissionais do mercado para projetos de longas-metragens dirigidos por mulheres, como forma de ajudar a equilibrar a participação feminina no mercado audiovisual. A iniciativa está no quarto ano de mentoria e já atendeu 37 projetos. Uma rede formada por 23 profissionais experientes do mercado audiovisual (das áreas artística, executiva e jurídica) colaboram em consultorias dos projetos buscando potencializar seus resultados e olhar de suas diretoras quanto ao mercado.

“Nos últimos anos, a mulher tem se entendido na sociedade como consumidora e dona das suas decisões e escolhas, e demanda por conteúdos onde se vê como protagonista, com histórias que poderia viver e heroínas que gostaria de ser, e isso demanda um espaço ainda pouco ocupado no cinema brasileiro, onde menos de 20% dos filmes lançados anualmente são escritos ou dirigidos por mulheres”, comentou Barbara Sturm, Diretora de Conteúdo da ELO Company e criadora do Selo Elas.

Em sua terceira edição, o Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual ocorre em ambiente online, de 06 a 17 de outubro. Por meio de uma linha curatorial orientada pela ampliação das representatividades de gênero, raça, cor, sexualidade e território, nesta edição será oferecida uma variada programação de filmes, debates com as realizadoras, além de painéis, oficinas e masterclass, voltados para diversificar a oferta de conteúdo para o público, estimular a rede de profissionais do audiovisual e provocar reflexões.

“É muito estimulante consolidar parcerias que ampliam o debate simbólico acerca da igualdade de gênero numa cadeia produtiva fundamental, como a do audiovisual, ao mesmo tempo em que promovem ações propositivas em busca dessa igualde”, afirmou Vânia Matos, diretora do Cabíria Festival.

Compartilhe:

  • 1 medalha