02 Agosto 2021 | Carol Ballan
O Esquadrão Suicida
Compartilhe:
Após um primeiro longa-metragem fortemente criticado tanto pela crítica quanto pelo público, a grande aposta para expansão do Universo Estendido DC é o reboot da franquia Esquadrão Suicida, que estreia em 5 de agosto nos cinemas. Com distribuição pela Warner Bros, ele traz o conceituado diretor James Gunn em uma tentativa de reformular a história do esquadrão de vilões nos cinemas.
Publicidade fechar X
As críticas relacionadas ao primeiro longa-metragem variam de seu roteiro à sexualização da personagem Harley Quinn. Após o lançamento do filme Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa, atualmente disponível na HBO Max, as comparações entre as visões da diretora Cathy Yan com David Ayer, diretor do Esquadrão Suicida original, sobre as representações e figurinos da personagem, levaram a uma segunda onda de repreensão ao filme original. Assim, o estúdio decidiu reiniciar a história do esquadrão para criar um universo mais sustentável ao longo do tempo.
Nesta obra podemos esperar algo semelhante ao introduzido no primeiro filme, com a formação de um esquadrão de vilões que estavam anteriormente presos lutando ao lado da justiça por uma redução de suas sentenças. Além da permanência das conceituadas atrizes Margot Robbie e Viola Davis (Harley Quinn e Amanda Waller) no projeto, os trailers mostram a participação de Idris Elba (Bloodsport), John Cena (Pacificador) e a voz de Sylvester Stallone (Tubarão-Rei). Com a saída de Will Smith (Pistoleiro) do projeto, esse será o núcleo principal da nova equipe.
O universo dos quadrinhos não é uma novidade para James Gunn, responsável pelo sucesso da franquia Guardiões da Galáxia disponível no streaming Disney+. Seu histórico como diretor e roteirista transita muito bem entre o terror e o humor, com o casamento entre trilha sonora e edição sendo uma marca registrada de suas obras - e que infelizmente também foi um dos motivos de crítica no Esquadrão Suicida original, por conta de seu uso exagerado. Em recentes entrevistas ele revelou receber a oportunidade da Warner de dirigir um filme sobre qualquer uma de suas propriedades intelectuais, fazendo com que a escolha por Esquadrão Suicida seja bastante promissora. É interessante também que após o término do processo deste longa, ele retorna aos estúdios Marvel para gravar Guardiões da Galáxia 3, com estreia prevista para 2023.
Espera-se do longa que ele elabore uma nova relação com as personagens femininas da franquia, que foi extremamente criticada no primeiro filme. Pelas imagens de divulgação, é aguardado um trabalho bastante competente do diretor, principalmente com a atriz Margot Robbie. Recentemente, Gunn elogiou muito o trabalho da mesma nas coletivas de imprensa de divulgação do longa, gerando altas expectativas sobre os resultados alcançados juntos.
A estreia de Esquadrão Suicida está prevista para 5 de agosto nos cinemas - verifique as medidas restritivas relativas à pandemia de coronavírus na sua cidade. Todos os filmes do Universo Estendido DC também estão disponíveis no serviço de streaming HBO Max.
Carol Ballan: Formada em Economia pela USP, Direção Cinematográfica e Crítica de Cinema pela Academia Internacional de Cinema e atualmente pós-graduanda em Cinema pela Belas Artes-SP, dedica seu tempo à escrita em seu site e através do coletivo 3locadas. Também faz parte do grupo Mulheres do Terror e trabalhou no departamento de arte de diversos curta-metragens.
Compartilhe:
- 0 medalha