13 Julho 2021 | Renata Vomero
Festival de Gramado divulga seleção de filmes e indicados ao Kikito
Exibições serão feitas na televisão e streaming e evento segue sem versão presencial
Compartilhe:
Na manhã desta terça-feira (13) foram divulgados os filmes selecionados para a 49ª edição do Festival de Gramado. Repetindo o formato de 2020, neste ano os títulos serão exibidos na televisão e no streaming, sem formato presencial. O evento acontecerá entre 13 e 21 de agosto.
Publicidade fechar X
O festival, como tradicionalmente acontece, está dividido entre a mostra competitiva de longas nacionais, são aqueles que disputam o Kikito; a mostra competitiva de longas gaúchos, longas estrangeiros e também as mostras de curtas nacionais e gaúchos.
Entre os selecionados, está o novo filme de Aly Muritiba, Jesus Kid, baseado no livro homônimo de Lourenço Mutarelli, e que conta com Paulo Miklos e Sérgio Marone no elenco.
“Conheci o livro do Mutarelli em 2012 através do Sérgio Marone. Àquela época eu estava circulando com A Fábrica (um de meus curtas) pelos festivais e Sérgio o viu e gostou. Ele havia negociado os direitos de adaptação do livro do Lourenço há pouco e me convidou para escrever o roteiro. Tempos depois acabei assumindo a direção também”, explicou Muritiba.
Também disputa o Kikito, Homem Onça, de Vinícius Reis e estrelado por Chico Diaz, com produção da Globo Filmes e distribuição da Pandora Filmes. O longa deve fazer a estreia no circuito comercial ainda neste ano.
“Em 2002, participei da competição do Festival de Gramado com meu primeiro longa-metragem A Cobra Fumou. Que alegria voltar agora com o Homem Onça, quase vinte anos depois. A cobra e a onça.... Eu solto os meus bichos na Serra Gaúcha, e é de lá que eles partem para o encontro com o público brasileiro. E eu torço muito para que esse encontro seja belo”, comemorou o diretor.
A cineasta Renata Pinheiro também está entre os indicados no festival com o seu Carro Rei, que mistura fantasia e drama social. O filme é protagonizado por Matheus Nachtergaele e fez sua première mundial no Festival de Roterdã, onde acumulou elogios.
“Fazer a estreia brasileira no Festival, este ano, vem com a sensação de participar de um importante momento histórico. 2021 é um ano em que estamos lutando contra dois males que assolaram o mundo, a pandemia de Covid-19, e a política devastadora da extrema-direita. Este é um filme que utiliza o gênero fantástico para tratar de assuntos duros e urgentes. O longa, além de conter outras facetas, é a minha forma de tentar digerir os fatos recentes que ocorreram no Brasil desde 2013. O Festival de Gramado, nascido em 1973, certamente também precisou digerir o caminho tortuoso que a história brasileira já fez e se impor como algo importante e fundamental para o país. Mostrar anualmente um recorte da produção cinematográfica brasileira é uma atitude política. Com a pandemia, sua parceria com o Canal Brasil ampliou ainda mais seu público. Nós que fizemos o Carro Rei estamos muito felizes em participar desta resistência”, declarou a cineasta.
A Suspeita, filme dirigido por Pedro Peregrino e estrelado por Gloria Pires, que também assina a produção, foi selecionado para o 49º Festival de Gramado. O longa tem roteiro de Thiago Dottori e argumento de Luiz Eduardo Soares. A produção é assinada pela Formata, em coprodução com Primeiro Segundo. A Imagem Filmes é responsável pela distribuição do filme que chega aos cinemas em novembro de 2021.
Mais um destaque na seleção é A Primeira Morte de Joana, dirigido e roteirizado por Cristiane Oliveira. O longa foi produzido pela Okna Produções e teve sua première mundial no 51º International Film Festival of India, em janeiro deste ano.
"Fico muito feliz que, depois de rodar por muitos países em festivais, o filme vai chegar ao Brasil na competição do Festival de Gramado. Apesar de não ser presencial, torço que o formato atual possa levar o filme para muito mais gente", reforçou Cristiane.
Os outros filmes selecionados para concorrer ao Kikito foram O Novelo, de Claudia Pinheiro, e Álbum em Família, de Daniel Belmonte. Já na competição gaúcha estão A Colmeia, de Gilson Vargas; Cavalo de Santo, de Mirian Fitchner e Carlos Caramez, e Extermínio, de Mirela Kruel
Semelhante ao formato de 2020, neste ano, em parceria com o Canal Brasil, a maior parte dos títulos serão exibidos na televisão e no streaming Canal Brasil Play. Não se sabe como será realizada a cerimônia de premiação, em 2020 ela foi feita em formato presencial.
Confira os filmes selecionados:
Longas da mostra competitiva
A Primeira Morte de Joana
A Suspeita
Álbum em Família
Carro Rei
Homem Onça
Jesus Kid
O Novelo
Longas estrangeiros
Gran Avenida
La Teoria de los Vidrios Rotos
Planta Permanente
Pseudo
Longas gaúchos da mostra competitiva
A Colmeia
Cavalo de Santo
Extermínio
Indicados aos curtas nacionais
A Beleza de Rose (2020) - Ceará
A Fome de Lázaro (2020) – Paraíba
Animais na Pista (2021) – Paraíba
Aonde vão os Pés (2020) – Paraná
Da Janela Vejo o Mundo (2021) – Paraná
Desvirtude (2021) - Rio Grande do Sul
Entre Nós e o Mundo (2019) - São Paulo
Eu não sou um robô (2021) - Rio Grande do Sul
Fotos Privadas (2020) - Rio de Janeiro
Memória de Quem (Não) Fui (2021) – Rio de Janeiro
O que Há em Ti (2020) - São Paulo
Per Capita (2021) – Pernambuco
Quanto Pesa (2020) – Maranhão
Stone Heart (2021) – Amazonas
Curtas gaúchos indicados
Jardim das Horas (2020) - Porto Alegre
Cacicus (2021) - Santa Cruz do Sul
Era uma Vez... uma Princesa (2021) - Porto Alegre
Depois da Meia Noite (2020) - Caxias do Sul
Para Colorir (2019) - Porto Alegre
Um dia de primavera (2020) - Porto Alegre
Nave Mãe (2021) - Sapucaia do Sul
Rota (2021) - São Leopoldo
Tormenta (2021) - Porto Alegre
Não Sou Eu (2021) - Porto Alegre
Comboio pra Lua (2020) – Pelotas
Fé (2020) - Porto Alegre
Tom (2020) - Porto Alegre
Solilóquio (2020) - Porto Alegre
Nilson filho do campeão (2021) - Santa Cruz do Sul
Eu não sou um robô (2021) - Porto Alegre
Desvirtude (2021) – Porto Alegre
Noite Macabra (2020) – Canoas
Love do Amor (2019) - Restinga Sêca
Isso me faz pensar (2019) - Porto Alegre
Brecha (2021) – Pelotas
Rufus (2019) - São Leopoldo
Hora feliz (2021) - Porto Alegre
Trem do Tempo (2020) – Pelotas
Compartilhe:
- 2 medalha