Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Coluna Line-Up

05 Julho 2021 | Carol Ballan

Os Croods 2 e Space Jam 2

Compartilhe:

(Foto: Exibidor)

Com a estreia de Os Croods 2: Uma Nova Era nos cinemas na última quinta-feira, primeiro de julho, pela Universal Pictures, e o lançamento de Space Jam: Um Novo Legado no próximo dia quinze, pela Warner Bros, a temática de sequência de animações se torna um assunto sob holofotes dentro dos lançamentos do mês, quando ocorrem as férias escolares.

Publicidade fechar X

Colocando em perspectiva, Os Croods de 2013 (disponível atualmente no Telecine, Net Now, Claro Video, Google Play e Apple TV) foi o longa-metragem de animação que auxiliou o estúdio DreamWorks (adquirido em 2016 pela Universal) em uma recuperação financeira após sofrer da baixa bilheteria de A Origem dos Guardiões, de 2012. A obra conta a história da família pré-histórica Crood, cujo pai Grug morre de medo de sair de sua caverna, mas acaba sendo desafiado pela filha adolescente Eep, que começa a descobrir o mundo. Sua história atemporal e visualmente bela rendeu a 14ª maior bilheteria do ano, premiações, a indicação ao Oscar por Melhor Longa-Metragem Animado, e a estabilidade financeira que a DreamWorks precisava para retomar plenamente suas atividades.

Oito anos depois, Os Croods 2: Uma Nova Era, retoma a busca da família por uma nova casa e mostra o encontro com os Bemelhores e tudo o que o mundo moderno tem a oferecer. O espírito aventureiro de Eep encontra uma amiga na filha adolescente dos Bemelhores Aurora, e o resultado de suas aventuras está sendo apreciado nos cinemas do país desde o dia primeiro de julho (verifique as restrições sanitárias de sua cidade).

Já Space Jam: O Jogo do Século (disponível na Apple TV, Google Play, Looke e Microsoft), de 1996, recebeu o título de filme sobre basquete mais rentável da história, podendo ser desbancado por sua continuação. Com uma história que surge inspirada pelas propagandas da Nike para os tênis Air Jordan nas quais Michael Jordan contracenava com Looney Tunes, o filme traz consigo toda a nostalgia dos anos 1990, inclusive o site original que permanece online, mas atualmente com a propaganda da obra a ser lançada.

No filme original, Michael Jordan treina o grupo de Tunes para disputar uma partida de basquete decisiva sobre a permanência dos personagens animados na Terra. Já na obra de 2021, LeBron James tem seu filho raptado por uma inteligência artificial maligna e precisará da ajuda dos Looney Tunes para salvá-lo em uma partida do mesmo esporte. Além da inversão da trama e na substituição de Jordan, o maior astro do basquete de sua época, para LeBron, o maior astro atual, o novo filme também apresenta uma versão animada do jogador, além de atuações em live action contracenando com cenários 2D e 3D. O filme estará disponível no dia 15 em salas de cinema.

No atual cenário de instabilidade que a indústria cinematográfica se encontra por conta do fechamento das salas, é interessante observar como estes lançamentos podem afetar as bilheterias brasileiras, dado que ambos possuem uma grande base de fãs.

Carol Ballan:  Formada em Economia pela USP, Direção Cinematográfica e Crítica de Cinema pela Academia Internacional de Cinema e atualmente pós-graduanda em Cinema pela Belas Artes-SP, dedica seu tempo à escrita em seu site e através do coletivo 3locadas. Também faz parte do grupo Mulheres do Terror e trabalhou no departamento de arte de diversos curta-metragens.

Compartilhe:

  • 0 medalha