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22 Junho 2021 | Renata Vomero

Produtor Marcelo Braga é responsável por aguardados lançamentos dos cinemas

Executivo da Santa Rita Filmes encabeçou três produções durante a pandemia

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Filmagens de "Barraco de Família" foram finalizadas; Foto final: Marcelo Braga e Mauricio Eça (Foto: Divulgação)

Dono e CEO da produtora Santa Rita Filmes, Marcelo Braga está a frente de alguns dos aguardados projetos que prometem chegar às salas de cinema quando o circuito estiver todo reaberto. É dele a produção dos filmes do Caso Von Richthofen (A Menina que Matou os Pais, O Menino que Matou Meus Pais, da Galeria Distribuidora), além do teen A Garota Invísivel, lançado no streaming, e agora, com as filmagens recém-finalizadas, da comédia Barraco de Família, distribuído pela Synapse Distribution.

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O filme tem como protagonistas as atrizes Cacau Protásio e Lellê e ainda conta com Hugo Gloss no elenco. A produção promete trazer um retrato bastante realista das famílias brasileiras, difícil de não se identificar.

Barraco de Família é uma comédia muito divertida, mas também muito potente e necessária em tempos tão obscuros. Vidas pretas importam, uma grande parte da sociedade se reconhecerá muito no filme, na história que acontece muito na vida de todos nós. E quem nunca viveu um grande barraco de família? Os cinemas e as diversas plataformas terão um grande produto em breve”, ressaltou o produtor.

A comédia marca mais uma parceria entre Braga e o diretor Maurício Eça, também responsável pelos mais recentes projetos do produtor. A Garota Invísivel, por exemplo, foi filmado no início da retomada aos sets, tendo como locação a própria casa do elenco, que abrigou parte da equipe, enquanto outra parte acompanhou as filmagens de forma remota.

“Mauricio é um parceiro de décadas. Um dos meus primeiros amigos em São Paulo quando aqui cheguei, uma cidade que me acolheu e eu que escolhi como meu porto. Temos uma história de muitas produções na década de 90. Fizemos de tudo um pouco. Destaque para publicidade e videoclipes, mas em algum momento cada um foi para um lado. Talvez o suficiente para, depois de alguns anos, nos aproximarmos de novo e, desta vez, consolidados com muita garra e boas ideias para a produção de conteúdo audiovisual. Criar, planejar e produzir com ele é muito prazeroso, dividimos harmoniosamente cada fase de um projeto, talvez esta seja a razão do sucesso desta parceria. Já vamos para o sexto longa e vem muito mais coisa por aí”, celebrou.

Tendo isto em vista, com alguns títulos feitos de forma bastante diferente do que o habitual, Marcelo Braga se destaca como um produtor aberto aos mais diversos caminhos e possibilidades na hora de produzir. Muitas delas forçadas por conta da pandemia.

“Na verdade, os formatos são praticamente os mesmos, apenas a forma de se produzir é que tivemos que alterar. Buscar produções que permitiam ser realizadas com maior agilidade através de outros modelos de negócios, com valores de produção readequados ao momento, mas mantendo o resultado grande de valor em tela. Essa foi uma das maneiras que encontramos de continuar ativos, mesmo em plena pandemia. Fizemos três longas, o primeiro deles foi um misto de produção remota e presencial com equipe reduzida, um filme infantil com grandes talentos e que teve uma rápida distribuição e bons resultados. Uma série sobre resgates e cuidados animais, SOS Animal, que também conseguimos realizar de forma enxuta, mas muito eficiente. Verão o resultado em breve. Enfim, cada produto pensado no seu modelo garantido de distribuição e com retornos. Isso é o mais importante”, comentou.

Foram três filmes realizados neste um ano e meio e, com isso,  muitos desafios tiveram que ser superados, como mudanças na forma de produzir, aumento de custos por conta dos protocolos de segurança, dificuldade em encaixar os projetos dentro do cronograma ou até mudar a estratégia adotada para cada filme. Ainda assim, há a resiliência tão inerente aos profissionais do setor.

“Como produtor e profissional do audiovisual, ligado ao mundo das artes, acredito que como muitos outros, vínhamos sofrendo desde a mudança de governo em muitos dos processos e na morosidade da aplicação e operacionalização de fomentos via órgãos competentes que foram bem atuantes e importantíssimos para o crescimento do setor no país nos últimos tempos. E com a chegada da pandemia, o baque foi ainda maior. Tivemos que nos reinventar. Buscar alternativas para nos manter vivos, operantes, fazendo aquilo que mais amo: produzir audiovisual”, declarou.

Tantos os filmes do Caso Von Richthofen, quanto Barraco de Família ainda não têm data confirmada de estreia nos cinemas. A previsão é que os longas sejam lançados ainda em 2021.

Confira a entrevista completa:

Como estão sendo os desafios de produzir em meio a tantas mudanças de mercado?

Me sinto uma pessoa resiliente apesar de alguns momentos serem muito duros para suportar. Como produtor e profissional do audiovisual, ligado ao mundo das artes, acredito que como muitos outros, vínhamos sofrendo desde a mudança de governo em muitos dos processos e na morosidade da aplicação e operacionalização de fomentos via órgãos competentes que foram bem atuantes e importantíssimos para o crescimento do setor no país nos últimos tempos. E com a chegada da pandemia, o baque foi ainda maior. Tivemos que nos reinventar. Buscar alternativas para nos manter vivos, operantes, fazendo aquilo que mais amo: produzir audiovisual.

Como produtor, você criou diversos produtos com formatos inovadores, de que maneira você lê o nosso mercado e acredita na necessidade de pensar em formas diferentes de trabalhar conteúdos?

Na verdade, os formatos são praticamente os mesmos, apenas a forma de se produzir é que tivemos que alterar. Buscar produções que permitiam ser realizadas com maior agilidade através de outros modelos de negócios, com valores de produção readequados ao momento, mas mantendo o resultado grande de valor em tela. Essa foi uma das maneiras que encontramos de continuar ativos, mesmo em plena pandemia. Fizemos três longas, o primeiro deles foi um misto de produção remota e presencial com equipe reduzida, um filme infantil com grandes talentos e que teve uma rápida distribuição e bons resultados. Uma série sobre resgates e cuidados animais, SOS Animal, que também conseguimos realizar de forma enxuta, mas muito eficiente. Verão o resultado em breve. Enfim, cada produto pensado no seu modelo garantido de distribuição e com retornos. Isso é o mais importante.

 

Para você, como o público está consumindo conteúdo audiovisual neste momento e como deverão ser estes hábitos no futuro?

Nunca o público esteve tão necessitado de conteúdo audiovisual. A pandemia nos exigiu ficar em proteção dentro de casa e uma fonte inesgotável e necessária para uma boa sobrevivência foi justamente este conteúdo, seja ele através do telejornalismo, puro entretenimento das artes através do cinema, séries, seriados, reality shows, documentários. Já as salas de exibição ainda sofrem bastante no país, mas com a chegada em massa tão esperada das vacinas, creio podermos visualizar uma retomada no setor. Mas o acesso mais rápido a todo este tipo de conteúdo fez muita diferença e imagino que, neste futuro tão próximo, essa realidade seja ainda maior. O conforto do controle estar na sua mão será mais que fundamental.

Você consolidou uma boa parceria com o Mauricio Eça, como tem sido trabalhar ao lado dele e como vocês debatem juntos essas novas ideias sobre as produções?

Mauricio é um parceiro de décadas. Um dos meus primeiros amigos em São Paulo quando aqui cheguei, uma cidade que me acolheu e eu que escolhi como meu porto. Temos uma história de muitas produções na década de 90. Fizemos de tudo um pouco. Destaque para publicidade e videoclipes, mas em algum momento cada um foi para um lado. Talvez o suficiente para, depois de alguns anos, nos aproximarmos de novo e, desta vez, consolidados com muita garra e boas ideias para a produção de conteúdo audiovisual. Criar, planejar e produzir com ele é muito prazeroso, dividimos harmoniosamente cada fase de um projeto, talvez esta seja a razão do sucesso desta parceria. Já vamos para o sexto longa e vem muito mais coisa por aí.

As filmagens de “Barraco de Família” acabaram de ser finalizadas, quais foram os desafios deste processo e como vê a importância de levar mais de nossa comédia nacional aos cinemas, ainda mais neste momento?

O desafio maior de todos foi planejar uma estratégia de cronograma possível de realização neste momento de pandemia, onde as fases para permissão de filmagens na cidade de São Paulo variavam muito. Tínhamos elenco e equipe grandes. Após uma longa pré remota, depois mista e mais presencial, escolhemos iniciar as filmagens por duas semanas em um estúdio onde tudo era mais controlável, minimizando possíveis riscos.  Depois partimos para os exteriores com maior tranquilidade e tudo deu muito certo. “Barraco de família” é uma comédia muito divertida, mas também muito potente e necessária em tempos tão obscuros. Vidas pretas importam, uma grande parte da sociedade se reconhecerá muito no filme, na história que acontece muito na vida de todos nós. E quem nunca viveu um grande barraco de família? Os cinemas e as diversas plataformas terão um grande produto em breve.

 

Este é o segundo filme produzido durante a pandemia, quais estão sendo os desafios de filmar neste momento e quais estratégias você tem adotado, como produtor, para conseguir tornar esses momentos mais práticos?

Na verdade este é o terceiro filme durante a pandemia, o 1º foi em agosto de 2020 (uma das primeiras produções, se não a primeira) e o 2º produzimos em pleno mês de janeiro, mas por estratégias de marketing não divulgamos sua produção. Tudo correu muito bem também. Logo saberão qual foi o filme e seu lançamento será ainda neste semestre. A verdade é que a maior estratégia e cuidados é seguir rigorosamente os indispensáveis protocolos de segurança e saúde para o trabalho transcorrer da melhor maneira possível; respeitando assim ao máximo cuidados com sua equipe. Estes cuidados aumentaram significativamente os custos de produção; mas ainda são necessários e fundamentais para o bem-estar geral de uma produção audiovisual.

Neste período, estabelecemos também uma ótima parceria com a Sofá Digital e a Synapse e temos encontrado boas formas de produzir de maneira bastante ágil e entregando produtos de grande valor para distribuição.  Também temos projetos já com novas parcerias para outras produções futuras. Avalio que, durante esta triste pandemia, que nos afetou com tantas perdas, agravamento das diferenças sociais e crise econômica, encontramos um caminho possível de criar, sobreviver, produzir e distribuir conteúdo audiovisual, tão necessário!

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