Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Premiação

21 Junho 2021 | Renata Vomero

Cinema brasileiro é reconhecido em importantes festivais internacionais

Berlinale e Annecy premiaram produções nacionais

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O fim de semana foi de comemoração para o cinema brasileiro, não só por 19 de junho ser o Dia do Cinema Nacional, mas também por reconhecer produções nacionais em dois importantes festivais internacionais, o Festival de Berlim e o Annecy.

Publicidade fechar X

A versão presencial e voltada ao público do Festival de Berlim, chamada de Summer Special, aconteceu de 9 a 20 de junho, e contou com exibições ao ar livre dos longas selecionados, e alguns já premiados entre o júri, na edição online que aconteceu em março.

No domingo, foram anunciados os favoritos do público nas principais mostras competitivas do festival, entre elas a Panorama, que deu a vitória ao documentário brasileiro A Última Floresta, de Luiz Bolognesi, produzido pela Gullane e Buriti Filmes. O filme retrata os desafios da comunidade Yanomami no Brasil.

Outro importante festival, o Annecy, maior premiação de animação do mundo, deu a Bob Cuspe – Nós não Gostamos de Gente, de Cesar Cabral, o prêmio de Melhor Filme na Mostra Contrechamp.

“Receber esse prêmio de Annecy demonstra a maturidade, não só da animação, mas da produção audiovisual brasileira. Estamos levando nossa cultura para o mundo e demonstrando que somos capazes de ir muito longe. O punk Bob Cuspe criado por Angeli, mostra que apesar de tudo resistimos”, comentou o diretor em comunicado à imprensa.

Uma produção da Coala Filmes com distribuição da Vitrine Filme, Bob Cuspe tem as vozes de Milhem Cortaz, como Bob Cuspe, Paulo Miklos como os Irmãos Kowalski, André Abujanra como Rhalah Rhikota e Grace Gianoukas interpreta Rê Bordosa, ainda fazem parte do filme a cartunista Laerte Coutinho, Hugo Possolo, Beto Hora, Carol Guycuru e Toninho Mendes.

Compartilhe:

  • 1 medalha