10 Junho 2021 | Renata Vomero
Nos EUA, "Em Um Bairro de Nova York" ganhará dublagem em espanhol por aplicativo
Musical é um marco para a representação latina nos cinemas
Compartilhe:
Nesta sexta-feira (11) estreia nos EUA o aguardado filme Em Um Bairro de Nova York (Warner), musical adaptado do sucesso de Lin-Manuel Miranda e dirigido por Jon M. Chu. Considerado um marco na representação latina nos cinemas, o longa poderá ser assistido com dublagem em espanhol por meio do aplicativo TheaterEars.
Publicidade fechar X
Embora gravado como idioma original em inglês, o longa é protagonizado por personagens latinos e evidencia a cultura latina no país, algo tão forte. Inclusive, a comunidade hispânica é considera uma das mais fortes consumidoras de cinema na região.
O aplicativo foi criado justamente como forma de alcançar esse público, muitas vezes não contemplado pela indústria, abrangendo também as línguas portuguesa, chinesa e corenana. Inclusive, o Lin-Manuel Miranda é embaixador global do serviço.
Com isso, as audiências poderão conectar-se à plataforma, plugar os fones de ouvido e dar play no áudio que será transmitido em tempo real ao filme. O aplicativo consegue captar o ambiente de cinema de forma que só funciona enquanto o filme está rodando.
“Em Um Bairro de Nova York representa a beleza da inclusão e da diversidade. O idioma não deve ser uma barreira para o público curtir essa história. Minha abuela Claudia teria se beneficiado do TheatreEars sempre que íamos ao cinema. Não existia então, mas existe agora”, comentou Miranda em comunicado enviado à imprensa.
Uma iniciativa importante nos Estados Unidos foi a criada pela rede Maya Cinemas, que oferece sessões com legendas em espanhol ao público. Inclusive, Lin-Manuel Miranda foi bastante requisitado recentemente, quando o Disney+ chegou ao Brasil sem legendas de seu musical Hamilton, falado em inglês. Miranda se posicionou na ocasião e agora estão disponíveis as legendas no streaming.
Em Um Bairro de Nova York chegará em 17 de junho nos cinemas do Brasil, no entanto, a Warner fará sessões antecipadas do filme já nesta semana para contemplar o Dia dos Namorados.
Compartilhe:
- 0 medalha