27 Maio 2021 | Renata Vomero
MP que isenta serviços de streaming de pagarem Condecine é aprovada
Medida deverá ser sancionada ou vetada por Jair Bolsonaro
Compartilhe:
Está em debate na câmara dos deputados desde a semana passada a Medida Provisória 1018/2020 que, entre algumas das medidas, isenta os serviços de VOD (Video On Demand) de serem taxados na Condecine. Com algumas discussões, a MP foi aprovada ontem (26), com 351 votos a favor e 73 votos contra, e seguirá para aprovação de Jair Bolsonaro.
Publicidade fechar X
A emenda que prevê a isenção destas empresas de streaming ou VOD na Condecine vem gerando muitas discussões entre as entidades do audiovisual. A Condecine foi criada em 2001 e é uma das principais vias de arrecadação para o FSA, ou seja, principal fonte de apoio do cinema brasileiro.
Alguns dos deputados defenderam a criação de um novo tipo de taxação destes serviços, que estão crescendo no momento, inclusive, entre empresas estrangeiras que abriram escritórios no Brasil. No entanto, defendem que a Condecine, no caso a cobrada por obra, não faz sentido para estas empresas.
O debate ainda deve seguir na câmera e entre os players e entidades do setor, que lutam para uma regularização destes serviços.
Clique abaixo para ver ampliado:
Compartilhe:
- 0 medalha