Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Indústria

25 Maio 2021 | Renata Vomero

SIAESP completa 60 anos com campanha de enaltecimento ao cinema brasileiro

Sindicato celebra marcos de sua atuação no setor

Compartilhe:

(Foto: SIAESP)

Em comemoração aos 60 anos de sua existência, o SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo) está lançando a campanha O público gosta, a imprensa gosta, a crítica gosta, o mundo gosta, divulgada com exclusividade ao Portal Exibidor, e que visa enaltecer a indústria de cinema brasileira.

Publicidade fechar X

Um dos enfoques do material é mostrar a força do cinema nacional como indústria, inclusive, uma das mais expressivas do Brasil antes da pandemia, superando a indústria de papel e celulose, a farmacêutica e a têxtil. A indústria audiovisual representa 0,46% do PIB Brasil, o que significa uma cifra de R$ 24,5 bilhões. Na cidade de São Paulo, essa fatia é bem maior, e o setor representa 11% do seu PIB.

"Os números do setor são importantes para defendermos os nossos pleitos, é importante que a sociedade saiba o volume de dinheiro que movimentamos no país com a nossa atividade, e a quantidade de empregos gerados direta e indiretamente, mas números são frios, eles não comovem e o nosso audiovisual é muito maior que isso, é emoção, é humor, é suspense, é pura sensação. Pudemos ver isso neste período de pandemia, em que as nossas séries e os nossos longas serviram como válvula de escape para as pessoas e, para muitas delas, a única companhia neste período triste. É comum vermos no ranking das plataformas VOD, as produções nacionais entre os dez filmes mais assistidos. O que isso significa? Sucesso!", celebrou Simoni de Mendonça, presidente do sindicato.

A campanha do SIAESP também ressaltou os marcos do sindicato em sua atuação ao lado do setor, entre eles a atuação junto à Ancine, criada há 20 anos e um dos grandes marcos da indústria.

A instalação da Ancine permitiu a criação de políticas públicas de longa duração, mesmo com as mudanças de governo. Isso permitiu novas conquistas para o setor, com ações que resultaram na aprovação da Lei 12.485, regulamentando a presença da produção nacional e independente na TV por assinatura; a garantia de editais junto à Secretaria de Estado da Cultura; a criação da Spcine; expansão do FSA entre muitas outras.

Outra iniciativa importante da SIAESP foi a criação, em 2006, do Programa Cinema do Brasil, tendo como objetivo impulsionar a presença do audiovisual brasileiro no mercado internacional, apoiando as coproduções internacionais, a promoção internacional, a presença em festivais e ações comerciais em diversos países.

“Antes do Cinema do Brasil poucos filmes brasileiros iam para os festivais. Quando criamos o Programa conseguimos levar 4 filmes - e isso se deveu pela criação da ANCINE, em 2001, que possibilitou a produção desses filmes. Em 2020, na Berlinale - o último festival antes da pandemia – eram 19 os filmes brasileiros selecionados. Somente Alemanha e França tinham mais títulos na seleção oficial", ressaltou André Sturm, ex-presidente do SIAESP e fundador do Cinema do Brasil.

“Mesmo enfrentando adversários poderosos nos últimos dois anos, o audiovisual brasileiro dá mostras de sua força e diversidade. O sindicato aproveita os 60 anos de sua fundação e os 20 anos da criação da Ancine para celebrar o cinema brasileiro!”, finaliza o comunicado do sindicato.

Confira o vídeo da campanha:

Compartilhe:

  • 0 medalha