17 Maio 2021 | Renata Vomero
AT&T e Discovery oficializam fusão e criam potência do entretenimento global
Conglomerados uniram seus ativos de mídia e entretenimento
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A AT&T e a Discovery Inc. anunciaram a oficialização da fusão entre seus ativos de mídia e entretenimento, seriam eles a WarnerMedia e o Discovery. Desta forma, será criada uma empresa de mídia independente, avaliada no valor de US$150 bilhões.
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Fazem parte da fusão os canais CNN, TBS, TNT, HGTV, Food Network e Discovery Channel, além da Warner Bros. e os serviços de streaming HBO Max e Discovery+. Com isso, a nova empresa caminha para se tornar uma gigante do streaming, rivalizando diretamente com o Disney+ e a Netflix.
O acordo deverá entrar em vigor a partir de 2022 e ainda depende de aprovações das agências regulatórias dos Estados Unidos. Na negociação, a AT&T ficará com a maior parte das ações, cerca de 71%. E quem ficará no comando da nova empresa será o atual CEO do Discovery, David Zaslav.
“Vamos competir globalmente no negócio direto ao consumidor de rápido crescimento, trazendo conteúdo atraente para assinantes em todo o seu portfólio, incluindo HBO Max e o recém-lançado Discovery. A transação combinará a histórica biblioteca de conteúdo popular e valioso da WarnerMedia com a pegada global do Discovery, tesouro de conteúdo em idioma local e profundo conhecimento regional em mais de 200 países e territórios”, disseram as empresas em comunicado.
Com Zaslav à frente do negócio, não se sabe ao certo qual será o papel de Jason Kilar, CEO da WarnerMedia, na nova etapa da empresa. Ele foi o responsável por desenvolver a nova estratégia da Warner e HBO Max com lançamento simultâneo no cinema e na plataforma em 2021.
Ao que tudo indica também, a fusão será um bom negócio para a AT&T, que adquiriu a Time Warner em 2016 por US$85 bilhões, mas que estava com problemas em administrar todas as suas divisões, acumulando dívidas no decorrer destes anos.
A WarnerMedia mantém seus planos de expansão da HBO Max até o momento. O serviço está programado para chegar ao Brasil e toda a América Latina no meio do ano, com planejamento para ser lançado até o fim de 2021 na Europa.
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