26 Março 2021 | Renata Vomero
Cinemas brasileiros apostam em criação de conteúdo para fidelizar o público
Petra Belas Artes, Cinesystem e Cinemark lançaram programas em podcast e no YouTube
Compartilhe:
A nova onda de fechamentos dos cinemas do Brasil causada pelo agravamento da pandemia vem fazendo algumas redes criarem estratégias diferenciadas para fidelizar o público. A principal delas está sendo a criação de conteúdo para falar sobre temas relacionados a cinema.
Publicidade fechar X
Na semana passada, o Petra Belas Artes divulgou a inauguração do canal Petra Belas Artes Digital, no YouTube. A ideia é explorar conteúdos exclusivos e conversas ao vivo, que contam sobre o fazer cinema, o mercado cinematográfico, entre outros. O primeiro vídeo, lançado em 19 de março, foi sobre Expressionismo Alemão.
“Devido ao agravamento da pandemia e o necessário o isolamento social, decidimos fechar temporariamente o cinema. Em respeito aos nossos colaboradores e aos cinéfilos que fazem parte de nossa trajetória, reabriremos quando boa parte da população estiver vacinada e a situação geral esteja melhor. Até lá, seguimos com nossa nova programação online no Petra Belas Artes Digital e que, junto com o nosso streaming o À LA CARTE, nos manterá próximos e presentes na vida de todos”, explicou André Sturm, presidente do Belas Artes Grupo.
A Cinesystem, que já vem trabalhando conteúdos em seu canal desde o ano passado, agora anunciou a criação do projeto CSYS+. A iniciativa contará com um quadro no canal do YouTube da rede que irá abordar temas, como o universo Geek, de filmes, além de entrevistas mais aprofundadas. Os vídeos serão lançados todas as terças, quintas e sábados.
“Essa não é a primeira vez que investimos em experiências digitais para os clientes. Temos promovido, desde o primeiro semestre de 2020, lives, entrevistas, debates, shows de comédia, todo tipo de conteúdo relacionado à cultura em nosso canal do Youtube e no Instagram. Agora, que estamos novamente em um momento em que o consumidor se vê na necessidade de ficar em casa, esse lançamento chega para ampliar as possibilidades de entretenimento. A Cinesystem acredita que a experiência do cinema vai muito além do filme e que oferecer diversão e conhecimento cultural para o público faz parte da nossa missão, seja dentro ou fora das salas. O conteúdo será relevante, inédito, chamativo e com grande potencial de cativar os espectadores”, comentou Sherlon Adley, Diretor Comercial e de Marketing da Cinesystem.
Recentemente, a Cinemark divulgou uma ação parecida, mas feita em parceria com a produtora Huuro. O destaque da ação foi a criação do podcast “Não existe filme ruim, todo filme é bom pra alguém”, apresentado por Érico Borgo e Aline Diniz, sócios da produtora. O projeto conta com episódios novos lançados quinzenalmente.
Além disso, a Cinemark entrou também como patrocinadora de alguns programas dentro do YouTube da Huuro, que abordam a temática Geek, Terror e cinema no geral.
“Entendemos que o cinema é a tela que une, mas existe um pré e um pós-filme que não participávamos tanto e queremos entrar. Participar dos estudos para ver um filme novo, rever os anteriores antes de uma sequência e principalmente, estar nos diálogos posteriores. Essa plataforma terá tudo isso, recheada de especialistas de cada assunto. Como o Érico diz: ‘sou fã e quero service, então, vamos atuar para entregar isso’”, explicou Daniel Campos, Diretor de Marketing da Cinemark, na ocasião do lançamento da iniciativa, no início de março.
Compartilhe:
- 1 medalha