Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Transformação

16 Março 2021 | Renata Vomero

Globo de Ouro se compromete em trazer diversidade para a premiação

Associação responsável está sob pressão de patrocinadores e público

Compartilhe:

(Foto: Globo de Ouro)

Desde a cerimônia do Globo de Ouro, em 28 de fevereiro, o prêmio da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) vem sofrendo pressão e cobranças quanto a falta de diversidade na premiação, que tende a ignorar mulheres, negros e asiáticos.

Publicidade fechar X

Com a ameaça das agências de relações públicas e patrocinadores, além da diversidade celebrada entre os indicados ao Oscar ontem (15), a associação anunciou o comprometimento com mudanças. Entre elas, está a inclusão de mais jornalistas negros no seu corpo de membros, formado por cerca de 87 pessoas. O compromisso seria de alcançar ao menos 13% de inclusão racial, número que seria representativo da comunidade negra nos Estados Unidos atualmente.

"Estamos comprometidos em fazer as mudanças necessárias em nossa organização e em nosso setor como um todo. Também reconhecemos que deveríamos ter feito mais e mais cedo. Como uma demonstração de nosso compromisso, o conselho aprovou por unanimidade um plano para aumentar o número de membros para um mínimo de 100 membros este ano, com a exigência de que pelo menos 13 por cento deles sejam jornalistas negros”, informou o comunicado da HFPA.

Antes disso, havia sido noticiado pela imprensa internacional que a associação contrataria uma empresa de consultoria para orientá-los nesta questão da diversidade, uma prática que tem sido recorrente entre muitas empresas do meio, mas também de outras indústrias.

As medidas anunciadas já são parte desta nova orientação e vem como resposta apressada à pressão que está sofrendo do meio, correndo o risco de encerrar a premiação. No comunicado, eles indicam que estão se reestruturando sob o prisma da diversidade, equidade e inclusão (DEI).

“Também começamos a nos reunir com vários grupos de defesa e parceiros racialmente diversos para juntar suas contribuições e ouvir suas opiniões sobre as reformas adicionais que precisam ser realizadas. Embora reconheçamos que este é um processo de longo prazo, continuaremos a ser transparentes, fornecer atualizações e ter confiança em nossa capacidade de mudar e restaurar a confiança em nossa organização e no Globo de Ouro. Ao fazermos isso, convidamos outras pessoas da comunidade de Hollywood a se juntar a nós no avanço da igualdade racial em nossa indústria”, finaliza o comunicado.

O Globo de Ouro está sendo descredibilizado já desde antes da cerimônia, quando foi divulgada a denúncia de que seus membros estariam aceitando benefícios em troca de indicações ao prêmio.

Clique abaixo para ver ampliado:

Compartilhe:

  • 1 medalha