Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Expansão

15 Março 2021 | Renata Vomero

China abre mais de 2 mil salas de cinema entre janeiro e fevereiro de 2021

País tem meta de atingir até 80 mil salas no ano

Compartilhe:

(Foto: iStock)

Apesar da crise causada pela pandemia, a China já vem desde o ano passado se movimentando e provando que deixou esse momento para trás. Fechando 2020 como o maior mercado de cinema no mundo, o país agora retoma seus planos de expansão do parque exibidor. Segundo divulgado pela Variety, mais de 2 mil salas de cinemas já foram abertas entre janeiro e fevereiro de 2021.

Publicidade fechar X

Com um início de ano memorável, impulsionado principalmente pelo recorde de bilheteria do Ano Novo Lunar, que rendeu aos cinemas US$1,2 bilhão, o país se aproxima da meta estipulada para 2020: a de chegar a 80 mil salas de cinemas. Com a abertura de mais de 2.188 mil até o momento, são 77.769 mil salas no país.

Os analistas estimam que a China alcance sua meta até o verão ou até mesmo até o feriado de 1 de maio, Dia do Trabalho. Em 2019, foram quase 10 mil salas abertas e mesmo em 2020, com todos os desafios enfrentados pela pandemia, o país deu conta de abrir mais de 5 mil salas de cinema em todo seu território, chegando a 75.581.

Com estes números, a China se consolida ainda mais como o mercado de cinema mais importante do mundo, conseguindo crescer em um dos anos mais difíceis para a indústria. Com esses valores fica claro a prioridade no país em investir em seu próprio mercado, atuando no fomento à produções locais, assim como no auxilio aos exibidores do país, que conseguem expandir mesmo neste momento.

Em termos de comparação, os Estados Unidos, segundo maior mercado de cinema do mundo, fecharam 2020 com quase 41 mil salas e está com metade do seu circuito fechado até o momento.

 

Compartilhe:

  • 0 medalha