09 Abril 2014 | Redação
Exibidores da Argentina enfrentam dificuldades na digitalização dos complexos
Portal conversou com alguns exibidores durante o VISTA, encontro regional sobre o mercado
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Encerra hoje a 4ª edição da Convenção Regional da Indústria Cinematográfica – VISTA 2014.
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Ontem (08) houve a abertura da feira com a exposição da: Labo Digital, Cinema Service, Ushio, Cinema Solution, Seedar, CAIC, Bardan, Celuloide Digital, NEC, Xenon, Christie, E-wave, DAC, INCAA, PPR Solution, Pepsi, Ultracine, Grupo Saber Integrarse e Museo del Cine.
Warner, Fox e distribuidoras independentes aproveitaram o evento para mostrar ao mercado local seu line-up para 2014 e alguns fornecedores também fizeram apresentações.
Durante os intervalos o Portal Exibidor aproveitou para conversar com os exibidores e saber como está o mercado local. Embora nenhum exibidor tenha comentado oficialmente a situação do país, pode-se perceber que a digitalização está praticamente na mesma situação do Brasil, aguardando decisões de ambos os lados (apoio do governo e tomada de decisão do próprio exibidor).
No entanto, atualmente o mercado Argentino conta em sua maioria com empresas exibidoras grandes e estrangeiras (Cinemark, Hoyts e Village Cinemas – esta última embora atualmente de capital argentino, tem origem australiana) e poucos exibidores de pequeno e médio porte, que não têm a mesma força como os exibidores brasileiros do mesmo tamanho.
O governo argentino não vê o VPF como o melhor caminho e irá insistir na ajuda de linhas de crédito a juros especiais diretamente para o exibidor. Porém, muitos exibidores reclamam da falta de transparência destes empréstimos e da falta de dinamismo dos órgãos governamentais de importação.
Hoje o encontro se encerra com as apresentações da UIP e Disney, além da exibição do filme nacional Muerte en Buenos Aires, da Distribution Company.
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