18 Fevereiro 2021 | Renata Vomero
"Bela Vingança" e "MM84" estão entre avaliados com selo de representatividade
Anualmente, filmes são avaliados quanto à igualdade nas contratações
Compartilhe:
Anualmente, o ReFrame, coalização de mulheres e empresas da indústria com objetivo de impulsionar o trabalho feminino no cinema, faz uma avaliação dos cem filmes mais populares do ano sobre a representatividade feminina em tela e por trás das telas também.
Publicidade fechar X
Desta forma, surgiu o ReFrame Stamp, em parceria com o IMDbPro, que enumera essas produções de acordo com os critérios de representação e as validas com o selo. A avaliação de 2020 concluiu que houve aumento em filmes com contratações equilibradas entre homens e mulheres, aumento este de 12%. Foram 29 filmes em 2020, diferente dos 26 do ano anterior.
Entre estes títulos estão Aves de Rapina, Bela Vingança, Mulher-Maravilha 1984 e The Old Guard, lançado pela Netflix. Este último inclusive foi o primeiro de ação baseado em quadrinhos dirigido por uma diretora negra. Foi ela Gina Prince-Bythewood, também embaixadora do ReFrame.
“Estou incrivelmente orgulhosa de ter The Old Guard reconhecido com o Selo ReFrame. Nosso sucesso é um belo e poderoso contra-ataque àqueles que negam às mulheres a oportunidade de brincar nesse mercado grandioso. As mulheres que trabalharam neste filme são talentos incríveis e merecem seu brilho”, comentou a diretora ao Deadline.
Com relação a 2019, também houve aumento no número de filmes dirigidos por mulheres, foram 17 deles e 12 no ao anterior; filmes dirigidos por mulheres negras, 6 neste ano e dois a mais do que em 2019. Também cresceu o número de roteiristas.
Para avaliar os filmes e estipular quais receberão o selo, o ReFrame usa do banco de dados do IMDbPro, que conta com mais de 200 milhões de visitas mensais em todo o mundo. No Brasil, existe uma iniciativa semelhante a este, se chama A-Rate e foi adotado em 2017 por alguns exibidores, distribuidores e críticos de cinema, que passaram a dar o selo para filmes que passassem no Teste de Bechdel, que mede a qualidade da representação feminina nas telas.
Compartilhe:
- 0 medalha