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12 Fevereiro 2021 | Renata Vomero

Olsberg SPI anuncia consultoria para entidades do setor público na América Latina

Serviço de diagnóstico de políticas públicas audiovisuais será gratuito

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(Foto: Olsberg SPI)

O mercado audiovisual acaba de ganhar um serviço gratuito de consultoria para entidades do setor público na América Latina. A iniciativa é da Olsberg•SPI (SPI), consultoria estratégica internacional das indústrias criativas.

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O Diagnóstico de Políticas Públicas Audiovisuais oferece oportunidade para discutir todos os aspectos da estratégia audiovisual do setor público de um país com os especialistas da empresa e identificar como sua estratégia pode ser melhorada ou atualizada.

“O diagnóstico é feito através de um questionário que foi desenhado para nos deixar ver as políticas públicas existentes e os que faltam em determinado país ou jurisdição. Com esta ferramenta podemos sugerir modificações ou novas políticas para melhorar e fortalecer a indústria audiovisual.  Até agora as entidades públicas tinham muita dificuldade em fazer estudos técnicos, pesquisas e planejamento estratégico no nível que é normalmente feito na Europa”, explica Steve Solot, Associado para a América Latina da SPI.

As consultas serão agendadas com antecedência e serão conduzidas pelos principais executivos da SPI, incluindo o Presidente Executivo Jonathan Olsberg, o Diretor Geral Leon Forde e o Associado para a América Latina da SPI, Steve Solot.

Este serviço pode ser realizado em inglês, espanhol ou português e é destinado a líderes do setor público, governos, ministérios, agências e instituições públicas de toda a América Latina. 

O Diagnóstico de Políticas Públicas Audiovisuais é gratuito. Após a consulta, a SPI estará disponível para discutir como tratar de eventuais deficiências e para criar um plano estratégico audiovisual completo e holístico, além de outras opções para melhorar as políticas públicas audiovisuais de forma a gerar benefícios positivos para a indústria e a economia como um todo.

“Todos os países da região carecem de técnicos preparados, e não há programas suficientes de capacitação, nem dos governos nem do setor privado e sindicatos.  Isto é fundamental porque a produção de conteúdo audiovisual será um motor na recuperação econômica post-coronavírus.  Portanto os governos devem implementar políticas públicas para promover o retorno à produção”, comenta Solot sobre os desafios da América Latina. Ele ainda complementa: “O outro grande desafio é como desenhar uma estrutura regulatória adequada para a atividade de VOD ou streaming, que tem assumido proporções enormes, em parte devido à pandemia, em parte devido às novas tecnologias disponíveis, e em parte devido às demandas dos consumidores. O polêmico modelo europeu da Directiva Sobre os Serviços de Comunicação Audiovisual, que traz uma quota obrigatória de 30% dos conteúdos europeus, e que visa criar um marco regulamentar adaptado à era digital que conduza a um panorama audiovisual mais seguro, equitativo e diverso, pode não ser apropriado para a América Latina”.

As solicitações devem ser feitas até 31 de março de 2021 por meio deste link.

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