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09 Fevereiro 2021 | Fernanda Mendes

Brasileira com experiência em montagem de trailers é selecionada para programa de novos talentos na Berlinale

No Festival, Marina Kosa pretende agregar ainda mais um olhar mercadológico para a produção de peças promocionais de filmes

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(Foto: Marina Kosa)

Há 19 edições, o Festival de Cinema de Berlim (Berlinale) organiza um espaço para network, encontros e conversas entre novos talentos do setor cinematográfico do mundo inteiro. O evento, chamado Dreams, acontecerá virtualmente este ano entre os dias 1 a 5 de março, trazendo 200 nomes de diferentes frentes do audiovisual, tanto de áreas criativas como de negócios.

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Dentre esses nomes, Marina Kosa, que fundou em 2019 a Tanto Produções – focada na produção de trailers e peças promocionais para projetos audiovisuais – está entre os selecionados. Apesar da pouca idade, 26 anos, Marina tem vasta experiência no setor, tendo ingressado aos 18 anos na Gullane Entretenimento na área de pós-produção, onde ficou três anos e, depois, por mais três anos coordenou a área de montagem e pós-produção na Vitrine Filmes e Galeria Distribuidora.  

Há pouco mais de um ano à frente de sua própria empresa, Marina contou em entrevista ao Portal Exibidor que a seleção para o programa Dreams trará uma noção ainda melhor sobre as tendências do mercado de distribuição e os novos formatos de lançamento. “Esse é um evento de discussões e perspectivas. Estamos em um momento na indústria do audiovisual de discutir não só o futuro, mas também o presente. Precisamos entender o que está acontecendo agora para planejar melhor o que está por vir”.

Aliás, o perfil de Marina no programa da Berlinale é bastante peculiar: Editora e Distribuidora. Inclusive, a única representante brasileira da área de distribuição no evento. No bate-papo a profissional nos explicou a importância do olhar mercadológico e estratégico para os trabalhadores das áreas técnicas e criativas da indústria, mesmo nas ilhas de edição. 

“Todos estão buscando respostas para atravessar o momento atual. É muito importante ter contato com profissionais de países que estão mais avançados que o Brasil em relação à reabertura dos cinemas e trazer soluções para cá”, conta a executiva. “É um diferencial ter noção de mercado na hora de fazer um trailer, pois você está falando com o público. É importante ir para além da ilha de edição e trazer essa visão mercadológica: entender qual será o público do filme, qual abrangência do projeto, qual a perspectiva de bilheteria”.

Para produzirem os trailers e outras peças promocionais, Marina e sua equipe procuram participar desde o início do projeto dos filmes, acompanhando as gravações e, inclusive, analisando as repercussões nas redes sociais, sem descartar também a opinião dos exibidores sobre o potencial do filme. Inclusive, agora na pandemia, com a janela de exibição cada vez mais curta, ou muitas vezes nula, o lugar do trailer também muda dentro da estratégia para o lançamento do filme. Na Tanto Produções, estão testando trailers oficiais menores, de 1 minuto ou quase 2, pois agora com muitos cinemas fechados, os trailers estão sendo mais visualizados nas redes sociais. “Quanto menor a peça, melhor para as redes”, explica. 

Como principal peça na campanha de um filme, o trailer acaba refletindo as mudanças de se fazer cinema também.  Nesse sentido, a Tanto nasceu para trazer uma nova perspectiva para a produção de peças promocionais, oferecendo uma nova visão além do que já é conhecido. 

“Meu foco, como distribuidora, é levar esses filmes ao público. Estamos vivendo tempos incertos em que não há muita perspectiva de quando as coisas vão voltar ao normal ou se vão voltar ao normal. Acredito que este seja o momento perfeito para buscar uma reinvenção. O cinema pode ter que se reinventar, mas não vai acabar”, acredita.

Perspectivas cinema brasileiro

Com seu trabalho focado em trailers e peças promocionais, Marina trabalhou neste sentido para um dos maiores filmes brasileiros dos últimos tempos, Bacurau. Com a equipe do longa percorreu diversos festivais, inclusive Cannes, onde o filme ganhou o Prêmio do Júri em 2019.

Entre suas observações, a força do cinema brasileiro lá fora foi um aspecto muito forte. Para a editora, as nossas produções poderiam ser mais valorizadas pelo setor, tanto as artísticas quanto as comerciais. “Sinto que a produção audiovisual brasileira vem se tornando, cada vez mais, referência. No último Festival de Berlim, tivemos 19 títulos participando. Em 2019, em Cannes, A Vida Invisível e Bacurau ganharam dois dos principais prêmios do festival. No último ano, tivemos Democracia em Vertigem indicado ao Oscar, o documentário de Barbara Paz sobre Babenco premiado no festival de Veneza e Bacurau figurou entre inúmeras listas estrangeiras de melhores filmes de 2020. Filmes brasileiros originais da Netflix entraram na lista de mais assistidos no mundo inteiro. Sinto que falta enxergamos um pouco mais essa potência que o mundo enxerga. Isso somado ao incentivo público, que hoje praticamente deixou de existir, poderia gerar uma engrenagem muito mais forte”.

Mas não só o potencial do cinema brasileiro é observado pelos olhos da talentosa jovem. O lugar da mulher no mercado de cinema também é algo que vem tomando conta das pautas da nova geração do setor. “Eu vejo sim cada vez mais mulheres ocupando espaços de liderança na indústria, e isso é muito importante. Mas ainda tem muito chão para percorrer. Sinto falta de uma equidade maior em mesas, palestras, curadorias, cargos de liderança. Estamos mais numerosas do que antes, mas seguimos num ambiente desigual”.

 

Educação

Com quase 10 anos de atuação no mercado, percorrendo diversos festivais, mostras e eventos, Marina agora quer compartilhar sua bagagem por meio de uma plataforma educativa para os amantes da sétima arte e os estudantes de cinema.

A ideia é trazer, através de uma linguagem dinâmica de redes sociais, informação de mercado e temas que são pouco abordados nos cursos e graduações da área. O projeto, intitulado @TantoCinema irá ao ar em fevereiro e, em breve, o Portal Exibidor trará mais detalhes sobre.

Além disso, a Tanto conta com mais de 20 projetos para este ano de diversos parceiros e segue sua parceira com a Vitrine Filmes e Galeria/Diamond.

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