Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Internacional

02 Fevereiro 2021 | Fernanda Mendes

Cinemas em Hong Kong devem ficar fechados durante Ano Novo Chinês

Exibidores da região estão desesperados com o impacto financeiro que esta medida poderá causar

Compartilhe:

(Foto: CNN)

O mercado de cinema na China vem numa crescente exponencial, com uma rápida recuperação e números admiráveis. No entanto, com um novo decreto do governo, parece que essa curva crescente pode ser paralisada.

Publicidade fechar X

Nesta segunda-feira, dia 01, as autoridades anunciaram que os cinemas de Hong Kong deverão fechar até a passagem do Ano Novo Chinês, o que significa até o dia 17 de fevereiro. Lembrando que os cinemas estão fechados desde o dia 2 de dezembro, ou seja, serão dois meses e três grandes feriados importantes perdidos. Aliás, o feriado de Ano Novo Chinês costuma trazer as maiores bilheterias para o país. Junto com o Natal é responsável por 10 a 20% da arrecadação.

Nos últimos sete dias, a cidade registrou uma média de cerca de 50 novas infecções por dia, uma leve redução em relação ao pico da terceira onda da pandemia que atingiu Hong Kong no final de novembro.

“Para o ano de 2020, já perdemos 90% da receita de bilheteria, incluindo filmes em festivais, exibições privadas e filmes comerciais”, disse um representante da The Hong Kong Theater Association à Variety.

Grandes filmes que eram esperados para este período provavelmente serão adiados, já que a cidade de Hong Kong é um circuito importante para o mercado exibidor. Para compensar as perdas, o governo ofereceu três parcelas de auxílio para os exibidores de US$ 6.400 ou US$ 12.800 por tela. “No entanto, a ajuda é mínima em comparação com o aluguel que temos que pagar e outras despesas”, observou a associação.

Compartilhe:

  • 0 medalha