28 Janeiro 2021 | Fernanda Mendes
Número de produções em Hollywood sofre queda em meio a alta do vírus
Com a reclusão de atores por conta da quarentena, Hollywood encontrar nos “reality shows” uma alternativa para continuar entregando conteúdo
Compartilhe:
Não só os exibidores ou as distribuidoras estão sofrendo com a pandemia de Covid-19, as produções de filmes, séries e programas de TV em Hollywood também vêm tentando driblar os problemas com os atrasos e suspensões das gravações.
Publicidade fechar X
Em relatório recente divulgado pela FilmLA, escritório parceiro de filmagens da cidade e do condado de Los Angeles, foram revelados os desafios enfrentados pela indústria ao tentar retomar a produção em setembro do ano passado. Paul Audley, presidente do órgão, observou que os pedidos de licença para filmagens continuam diminuindo pelo segundo mês consecutivo.
“Com a produção interrompida por 87 dias e a indústria responsável e cautelosa ao retornar ao trabalho, a produção anual total caiu para níveis sem precedentes”, disse Audley.
Com a volta das filmagens em setembro, o número de produções aumentou consideravelmente no quarto trimestre de 2020, atingindo 7.348 dias de filmagem. No entanto, em comparação com o mesmo período do ano anterior (com 9.839 diárias), a produção geral do quarto trimestre caiu 25,3%.
Entre as produções que mais voltaram a rodar no final do ano, estavam conteúdos para televisão, como séries e reality shows. Com o represamento por meses, o retorno dessas produções foi tão alto que as diárias para televisão até mesmo superaram os números de 2019: 3.716 diárias para 3.996 dias de filmagem. No geral, a televisão foi responsável por 54,4% do total de diárias do quarto trimestre, em comparação com apenas 38,2% em 2019.
Um fato interessante é que, com a indisponibilidade dos atores, por estarem em quarentena, a produção de reality shows foi a grande alternativa de Hollywood para continuarem entregando conteúdo aos espectadores. “Vimos alguns atores e membros da equipe técnica que não queriam voltar a trabalhar por preocupação com o vírus. Os programas de TV estavam começando a voltar, quando a contaminação explodiu novamente durante as férias”, conta Audley.
Por isso, em relação ao mesmo período de 2019, o quarto trimestre de 2020 teve aumento surpreendente de 93,4% do número de diárias para reality shows.
Na área de filmes, foram 621 diárias no último trimestre de 2020. O que, segundo o relatório, indica uma recuperação próxima do setor de longas-metragens, já que os números se assemelham ao nível pré-pandêmico. Em relação ao ano inteiro de 2020, para a produção de longas, houve uma queda de 55,8% em Hollywood, entregando apenas 1,6 mil dias de filmagem.
Inclusive, as filmagens externas na cidade de Los Angeles tiveram seu número mais baixo em 25 anos, totalizando pouco menos de 19.000 dias de filmagem - ou cerca de metade do número de cada um dos quatro anos anteriores.
Reino Unido
Uma das alternativas para driblar o marasmo nas produções em Hollywood, é transferir as gravações para outros países e, um dos queridinhos, é o Reino Unido. Dentre os filmes que estão sendo rodados por lá estão The Flash (Warner) com Ezra Miller, e tantos outros da Netflix. As gravações estão acontecendo mesmo em meio à regras mais rígidas do governo contra a disseminação do vírus como o controle das fronteiras internacionais e uma quarentena de duas semanas a estrangeiros de países considerados de risco.
As medidas mais rígidas para os trabalhadores do audiovisual foram implementadas em 18 de janeiro, depois que estes técnicos foram removidos da lista de empregos isentos das restrições da Covid-19. Desde então, as pessoas que trabalham em produções de cinema e TV precisam testar e ter um resultado negativo de Covid-19 não mais do que três dias antes da partida para o Reino Unido e devem se isolar por 10 dias após a chegada.
O longa Missão impossível 7, com Tom Cruise, está sendo rodado em Dubai no momento, mas também planeja voltar para o Reino Unido.
Compartilhe:
- 0 medalha