Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Perspectivas 2021

28 Janeiro 2021 | Fernanda Mendes

Patricia Cotta, do Kinoplex, sobre o ano de 2021: "É de extrema importância que os estúdios continuem lançando as superproduções"

Executiva concedeu entrevista ao Portal Exibidor explicando como a rede Kinoplex está operando em meio ao momento delicado do mercado de cinema

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Assim que os cinemas tiveram suas atividades suspensas em todo o Brasil, em março do ano passado, Patricia Cotta, gerente nacional de marketing da rede Kinoplex, e outros 200 profissionais do setor se uniram em prol do movimento #JuntosPeloCinema, que discutiu as melhores práticas e protocolos para a reabertura das salas, além de oferecer materiais de apoio e orientação de forma gratuita para os exibidores nesse retorno. 

Publicidade fechar X

Patricia foi responsável por liderar o grupo de Segurança e Bem Estar do movimento. Nestes meses, ela fez diversas pesquisas e participou de vários fóruns para entender como os cinemas de outros países estavam operando em meio ao Covid-19. Desde setembro, com a reabertura das salas, a profissional coloca em prática todos os protocolos de segurança nas mais de 40 unidades do Kinoplex

“Em 2021 e até que a pandemia acabe, seguiremos com o mesmo compromisso de executar rigorosamente este cuidadoso trabalho de prevenção a Covid-19, mantendo e fiscalizando todos os protocolos que adotamos em 2020”, conta a executiva em entrevista exclusiva ao Portal Exibidor.  

Aliás, todo o esforço em manter um atendimento adaptado à pandemia tem valido a pena. Em pesquisa recente feita pela Ingresso.com, 100% dos espectadores que visitaram um cinema do Kinoplex após a reabertura afirmaram terem se sentido seguros.  

No entanto, não adianta, as expectativas para um – leve - crescimento do mercado cinematográfico em 2021 estão em cima da vacina, é claro, e a consequente programação de estreias dos grandes filmes, que permanece represada desde março. Sobre esses aguardados lançamentos, Patricia acredita que, mesmo antes da imunização coletiva ser atingida, é de “extrema importância” para o mercado exibidor que os estúdios continuem lançando as “superproduções”, assim levando "as pessoas a irem aos cinemas para que elas comprovem por si mesmas o alto nível de higiene e segurança que adotamos em nossos complexos e salas”. 

A situação é bastante delicada para o setor do mundo inteiro e, somente no Brasil, a bilheteria teve queda de 78% em 2020, registrando R$ 646,3 milhões. Diversos cinemas fecharam permanentemente e outros tantos estão adotando medidas criativas para driblar a escassez de filmes e de público. 

A rede Kinoplex é uma delas, que continua operando com diversas promoções como forma de atrair os espectadores, além de divulgarem em todos os seus canais de comunicação as práticas de segurança e bem-estar que estão utilizando. Por isso, as expectativas para a pós-pandemia, segundo Patricia, é que o mercado exibidor siga uma curva de crescimento, tanto pela volta dos grandes filmes, como pelo aprimoramento em tecnologia e conforto que os cinemas investem cada vez mais.  

“Estamos seguros de que, quando as coisas melhorarem e a pandemia estiver controlada, os espectadores voltarão para as nossas salas em peso e estaremos de braços abertos para recebê-los com muita segurança para proporcionar, a cada um, momentos de pura magia e emoção”, disse. 

Abaixo confira na íntegra o bate-papo do Portal Exibidor com a executiva sobre as suas perspectivas para 2021. A entrevista faz parte da série especial, que semanalmente publicará a visão de mercado para este ano segundo nomes de peso do setor. (Veja aqui a primeira entrevista da série, com os diretores da Vitrine Filmes).

 

Quais são as expectativas para o mercado de cinema em 2021?  

Trabalhamos muito para criar um ambiente seguro para os espectadores desde a reabertura, mas sabemos que, ainda assim, algumas pessoas estão esperando a chegada da vacina para retomar suas atividades de lazer. Nesse sentido, esperamos que, com o a vacinação, possamos ter um ano com resultados melhores, com grandes filmes sendo lançados e com mais espectadores retornando às salas do Kinoplex para vivenciar novamente a experiência única que apenas o cinema pode proporcionar.   

2020 foi um ano que pegou todo o mercado de surpresa, como vocês se prepararam e estão se preparando para este ano?  

Durante todo o período de fechamento das salas em 2020, fizemos um longo e minucioso trabalho para reabrir os cinemas com o máximo de segurança para todos os espectadores e colaboradores do Kinoplex, baseado nas melhores práticas internacionais, muito estudo e troca com profissionais de saúde e dos governos. Adotamos medidas de higiene rigorosas e criamos processos operacionais minuciosamente desenhados para evitar riscos. Estes protocolos, que incluem medidas definidas pelos governos e medidas adicionais determinadas pelos próprios exibidores, foram e continuam sendo amplamente divulgados por todos, em sites, redes sociais, sinalização dos cinemas e até mesmo na própria tela, antes de todas as sessões. Entre essas medidas adotadas pelo Kinoplex, estão: sistema de ar-condicionado com renovação e purificação de ar contínua, uso obrigatório de máscaras em todos os ambientes do cinema, exceto na hora em que o espectador for comer seu lanche em seu lugar marcado; sistema de vendas inteligente, que bloqueia automaticamente, 360 graus, os assentos necessários ao distanciamento seguro a cada venda; higienização das salas e superfícies de contato a cada sessão; e muitos outros procedimentos. E o retorno que tivemos dos clientes foi extremamente positivo: uma pesquisa da Ingresso.com mostrou que 100% dos espectadores que visitaram um cinema do Kinoplex após a reabertura afirmaram terem se sentido seguros. Em 2021 e até que a pandemia acabe, seguiremos com o mesmo compromisso de executar rigorosamente este cuidadoso trabalho de prevenção a Covid-19, mantendo e fiscalizando todos os protocolos que adotamos em 2020.  

Como o consumidor brasileiro deve se comportar em relação ao cinema quando a situação melhorar?  

Estamos na torcida para que tudo volte ao normal o mais rápido possível, mas até que a situação da pandemia esteja totalmente controlada, tanto os cinemas, como os espectadores devem continuar seguindo à risca todas as normas e protocolos de prevenção ao coronavírus determinados pelos governos e autoridades de saúde. As pessoas precisam sair de casa, relaxar e mergulhar nesse mundo mágico que é o cinema. Isso mantém a alegria necessária para termos energia para superar os desafios que se apresentam. Nossos espectadores nos enviam e-mails, mensagens pelas redes sociais e até vídeos expressando a falta que sentem de viver a experiência do cinema no Kinoplex. Estamos seguros de que, quando as coisas melhorarem e a pandemia estiver controlada, eles voltarão para as nossas salas em peso e estaremos de braços abertos para recebê-los com muita segurança para proporcionar a cada um, momentos de pura magia e emoção. 

Quais serão os desafios na programação da leva de filmes represados durante a pandemia?  

A decisão sobre a data de lançamento desses filmes é das redes distribuidoras, e o Kinoplex está preparado para exibir todos os grandes lançamentos que foram adiados em 2020. É de extrema importância para o mercado exibidor que os estúdios continuem lançando essas super produções, que movam as pessoas a irem aos cinemas para que elas comprovem por si mesmas o alto nível de higiene e segurança que adotamos em nossos complexos e salas. 

Quais são seus palpites sobre como será o futuro do cinema e do mercado com relação ao streaming e à janela de exibição entre o cinema e o digital?  

Cada vez está mais claro para nós que o cinema e o streaming são mídias complementares e experiências totalmente distintas. A experiência do cinema é única, a magia e imersão que existem na sala escura, em frente a tela gigante, com toda tecnologia embarcada, são exclusivas do cinema. Isso não é só a nossa opinião, é o que o público declara em pesquisas e em nossos canais de relacionamento. Isso nos mantém firmes e motivados a fazer um trabalho muito cuidadoso e inovar sempre, para que o público siga construindo momentos inesquecíveis e vivendo essa experiência mágica que é o cinema em nossas salas. 

E quais são seus palpites sobre como será o futuro do mercado exibidor cinematográfico?  

O cinema vem crescendo ano após ano, o que prova o quanto o público brasileiro ama essa experiência. O cinema reúne pessoas, mexe com suas emoções, faz rir, chorar e até repensar valores, além de levar educação e cultura a todo país, geração após geração. Após o fim da pandemia, nossa expectativa é que o mercado exibidor siga essa curva de crescimento, com grandes filmes sendo lançados, salas cada vez mais confortáveis e tecnologias cada vez mais imersivas, para receber espectadores que se sintam seguros e felizes por estarem vivenciando novamente essa experiência única. 

Compartilhe:

  • 1 medalha