Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Balanço Fiscal

27 Janeiro 2021 | Renata Vomero

Receita da Warner Bros. tem queda de 21% no último trimestre de 2020

Em contrapartida, lançamento híbrido fez dobrar número de usuários ativos no HBO Max

Compartilhe:

John Stankey, CEO da AT&T (Foto: Presley Ann/Getty Images )

Nesta quarta-feira, a AT&T, conglomerado de mídia, divulgou o balanço fiscal do quarto trimestre de 2020, que foi de outubro a dezembro. Entre os destaques da apresentação, estiveram os números da Warner Bros. e do HBO Max.

Publicidade fechar X

A Warner sofreu o impacto dos adiamentos causados pela pandemia. O estúdio fechou o período com receita de US$3,2 bilhões, o que representou uma queda de 21,2% com relação ao mesmo período do ano anterior. O trimestre contou com o lançamento de Mulher-Maravilha 1984, que arrecadou US$ 148 milhões nos cinemas mundialmente, sendo possivelmente o título mais aguardado do ano, mas que teve a bilheteria impactada pelos fechamentos de cinemas devido à Covid-19. O longa teve estreia simultânea na plataforma HBO Max nos EUA, inaugurando o pacote de estreias híbridas proposta pela Warner para 2021.

Se na bilheteria a estratégia parece não ter funcionado tanto, também por conta de outras variáveis, no streaming ela deu muito sucesso. O trimestre contou com 17,1 milhões de usuários ativos, em setembro eram 8,6 milhões. O HBO Max fechou o período com 37,6 milhões de assinantes, sendo que o trimestre anterior fechou com 28,7 milhões. Somando HBO Max e a HBO, nos Estados Unidos, são 41,5 milhões de clientes dos serviços.

A companhia ainda afirmou ter feito um investimento de US$ 800 milhões no HBO Max entre outubro e dezembro, totalizando assim US$ 2 bilhões no ano. Desta forma, o streaming caminha para se consolidar nas estratégias da empresa, ainda mais agora, com o agravamento da pandemia, a demora na vacinação e a consequente avalanche de adiamentos.

A Warner ainda não comunicou se deverá entrar nessa onda de mudanças de data, mas tudo indica que não, já que, com o lançamento híbrido, terá sempre a moeda do streaming em mãos e, na outra, um forte lançamento para negociar os exibidores, que sentem a carência de grandes títulos para atrair o público. Inclusive, o estúdio adiantou o lançamento de Godzilla vs. Kong de maio para março.

Voltando ao balanço, a AT&T reportou prejuízo de US$ 1,6 bilhão por consequência da pandemia. Estima-se que houve pagamento de cerca de US$ 780 milhões relacionados a cobranças de perdas nas produções, sendo US$ 520 milhões ligados aos fechamentos dos cinemas e a estratégia de lançamento híbrido.

O conglomerado fechou o trimestre com receita de US$ 45,7 bilhões, sendo que o mesmo período do ano anterior contou com receita de US$ 46,8 bilhões.

Uma informação esperada na apresentação era a divulgação da data de lançamento do HBO Max na América Latina, mas o anúncio ainda não aconteceu.

Compartilhe:

  • 0 medalha