26 Janeiro 2021 | Renata Vomero
Cinemas podem se tornar postos de vacinação nos EUA
Sindicatos e redes de cinema disponibilizaram unidades para imunização da população
Compartilhe:
A vacinação teve início nos Estados Unidos no fim do ano passado, ainda se desenvolvendo em processo lento e abaixo do esperado, pode ter dos cinemas e profissionais do entretenimento uma ajuda bem-vinda para acelerar a imunização dos estadunidenses.
Publicidade fechar X
A rede Stone Theatres, que conta com unidades na Carolina do Norte e do Sul, disponibilizou um de seus complexos na Carolina do Norte para ser usado para a vacinação da população. A logística está sendo interessante e faz todo o sentido: as bilheterias estão sendo usadas para as pessoas darem entrada nos documentos para serem vacinadas, o lobby é onde ocorre a imunização e as salas de cinema estão sendo utilizadas para as pessoas ficarem por alguns minutos depois da injeção para o que os profissionais de saúde observem se ocorrerá efeitos à vacina. Segundo informações apuradas pela Variety, essa logística está acelerando todo o processo, fazendo com que cerca de 1,3 mil pessoas sejam vacinadas por dia só na localidade.
“É a situação perfeita. Nós temos muitas vagas para estacionamento e um lobby enorme”, disse Dale Coleman, vice-presidente da rede à Variety. Ele tomou a decisão de fechar suas unidades por conta própria, quando notou a queda de público, mesmo nos períodos de reabertura.
O executivo, inclusive, espera que outros exibidores tomem sua iniciativa como exemplo, já que são os maiores interessados em ver o público seguro e de volta aos cinemas. “Isso é algo em que podemos ser parte da solução. Estamos emocionados e muito orgulhosos de poder doar nosso cinema e participar de algo que consideramos extremamente importante, não apenas para o nosso negócio, mas para a comunidade em geral”, finalizou Coleman, que também pede ajuda da NATO para espalhar a iniciativa entre os profissionais do setor.
Outra instituição do meio já tomou à frente também com relação a isso. O IATSE, sindicato dos profissionais técnicos de teatro e cinema, enviou uma carta à Joe Biden oferecendo a expertise de seus membros para ajudar a acelerar e multiplicar os espaços de vacinação. Além disso, o sindicato propõe que sejam utilizados espaços de eventos, como grandes arenas, para que a imunização seja realizada.
“Como você sabe, esses trabalhadores não puderam retornar ao trabalho devido à pandemia, mas eles estão prontos para fazer sua parte quando forem chamados. Funcionários do IATSE têm trabalhado ao lado do Corpo de Engenheiros do Exército e da FEMA (Agência Federal de Gestão de Emergências) em arenas e centros de convenções por anos em situações de resposta a desastres e, em abril, ajudamos a converter várias instalações em hospitais de campanha em resposta à crise da Covid-19. As habilidades necessárias para converter essas instalações não são muito diferentes daquelas exigidas para montar shows de rock e outros eventos ao vivo”, explica Matthew D. Loeb, presidente internacional do sindicato, em trecho da carta.
Em dezembro, o IATSE já havia feito uma proposta semelhante ao então presidente Donald Trump, mas a iniciativa não foi formalizada.
Compartilhe:
- 0 medalha