22 Janeiro 2021 | Fernanda Mendes
Estado de SP adota medidas restritivas e cinemas devem fechar aos fins de semana
Governador João Dória ressaltou prioridade em salvar vidas
Compartilhe:
A partir desta segunda-feira, dia 25 de janeiro, o Estado de São Paulo ganha novas medidas restritivas para o combate à disseminação do Covid-19. Nenhuma cidade está mais na Fase Amarela ou Verde, agora 78% da população do estado está em regiões na Fase Laranja e 22%, na Fase Vermelha.
Publicidade fechar X
Além disso, mesmo as cidades que estiverem na Fase Jaranja, todos os dias da semana, entrarão nos critérios da Fase Vermelha das 20h às 06h e durante os próximos dois finais de semana, o dia inteiro. As medidas se estenderão até o dia 7 de fevereiro.
Na Fase Vermelha, os estabelecimentos com serviços considerados não-essenciais terão que permanecer fechados neste período, incluindo os cinemas. Lembrando que nas cidades da Fase Laranja, eventos e espaços culturais (como os cinemas) podem funcionar com restrições de capacidade e horário.
“Sem vida não há economia. Precisamos primeiro cuidar das pessoas, garantir que estejam vivas para irem a restaurantes, bares, shoppings, áreas de lazer, e outras tantas áreas de atuação. Nosso dever e obrigação é pela ciência e campo humanitário, defendemos vidas. Não cedemos às pressões e abandonamos o cidadão”, explicou o governador do Estado, João Dória (PSDB).
Falando em economia, Dória deu como exemplo o Estado de Manaus, que passa por grave crise em seu sistema de saúde. O governador reforçou que, por lá, as autoridades cederam à pressão do comércio e reabriram os estabelecimentos. “E qual foi o resultado disso? Aumento intenso de pessoas infectadas e que foram a óbito”.
Nas últimas três semanas o Estado de SP vem em uma constante de mais de 10 mil casos novos e houve um aumento de 96% no número de mortes de dezembro a janeiro. Sendo assim, esta é a terceira reclassificação em 14 dias, algo inédito e, em breve, podem vir novas medidas, conforme o Centro de Contingência da Covid-19 analisar o cenário.
O Coordenador Executivo do Centro de Contingência da Covid-19, João Gabbardo, ainda orientou à população que fique em casa a partir de hoje (22). “Não vamos esperar segunda feira! Não fique esperando a ordem do Governo, a cobrança, a multa. As pessoas precisam assumir a sua responsabilidade daquilo que o governo propõe. É difícil, nós entendemos todas as dificuldades dos setores, mas é uma escolha que temos que fazer”.
A cidade de São Paulo é responsável pela maior participação de mercado do circuito exibidor cinematográfico e a venda de ingressos na região impacta de maneira direta os resultados da bilheteria nacional. Neste período estão programados filmes como Monster Hunter (Sony) e o nacional Veneza (Imagem), dirigido por Miguel Falabella.
Clique abaixo para ver ampliado:
Compartilhe:
- 0 medalha