19 Janeiro 2021 | Fernanda Mendes
Cinema lidera a lista de passeios preferidos dos brasileiros antes da pandemia
Dados divulgados pela Hibou mostra hábitos culturais dos brasileiros antes, durante e após a pandemia
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Um estudo da Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, em parceria com o Hub Cultural, divulgou dados bastante interessantes sobre o panorama cultural no Brasil em meio à pandemia do Covid-19.
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Foram ouvidos 1.726 brasileiros, englobando todas as faixas etárias, com renda entre até R$ 3 mil e mais de R$ 20 mil, sendo 59% mulheres e 41% homens. O estudo considerou pessoas do Brasil inteiro, sendo 49% da região Sudeste, 20% do Nordeste, 16% do Sul, 8% do Centro-Oeste e 7% do Norte.
Entre os resultados, 67% dos respondentes voltaria a frequentar eventos fora de casa apenas após serem vacinados contra o COVID-19. Entre os principais estímulos para o retorno aos passeios culturais, 1/4 dos entrevistados sairia de casa seguindo cuidados como protocolos de biossegurança (25%), limite de pessoas nos locais de visita (24%), apenas com remédio para tratar o COVID-19 (23%), higienização completa do local (21%), tapete de higienização na entrada (8%) e liberação do governo (8%).
Quando a aglomeração ainda era permitida, o cinema liderou a lista das atividades preferidas dos entrevistados: 75% assistiam filmes no cinema, 48% tinha o hábito de ir à shows presencialmente, 39% iam ao teatro e 35% frequentavam museus. "Sabemos que o brasileiro gosta de atividades culturais e, mesmo tendo o fator financeiro como impeditivo em muitos casos, se possível, ao menos um cinema sempre figurou na lista de entretenimento fora de casa por aqui", afirma Ligia Mello, sócia da Hibou.
Passeio família
O cinema também liderou as opções dos entrevistados quando questionados sobre o que fazem quando reúnem a família ou amigos para programas culturais. Ao serem questionados sobre o retorno às atividades culturais presenciais, mesmo com pandemia, na contramão das indicações sanitárias, 7% afirmaram que já estão frequentando eventos culturais de naturezas diversas fora de casa. Por outro lado, 42% não sabem quando pretendem retomar as atividades culturais.
A pesquisa também abordou as opções dos pais para o entretenimento das crianças pensando na vida normal antes e pós quarentena. Entre os principais números, 84% optarão por parques públicos, 74% cinema, 72% shoppings, 56% atividades infantis em shoppings, 41% teatros, 39% clubes recreativos, 30% museus e 28% shows, entre outros.
Trazendo esse olhar para o adolescente, a principal preocupação dos pais é com a segurança. Ou seja, eventos nos quais os filhos podem ir sozinhos ou acompanhados, antes e após a pandemia. Os números mudam um pouco, já que 79% prefere shoppings, 73% cinema, 58% parques públicos, 34% shows, 31% clubes recreativos, 30% eventos ou jogos esportivos, 15% teatros e 15% museus, entre outros.
Em relação ao dinheiro investido em programas culturais no geral, antes da pandemia, 27% investia de R$ 100 a R$ 200, 22% entre R$ 50 a R$ 100 e 19% de R$ 200 a R$ 300. Questionados sobre como seriam seus gastos após a pandemia, 45% deve manter a mesma faixa de valor, 29% não souberam avaliar, 14% pretende diminuir e 12% vão aumentar o investimento nessa área.
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