15 Janeiro 2021 | Renata Vomero
Curso "O Cinema Como Negócio" promove integração de ponta a ponta do mercado
Capacitação contou com 130 inscritos de todo o Brasil
Compartilhe:
Se encerra hoje o curso promovido pela Revista Exibidor, “O Cinema Como Negócio”, que teve início em 13 de janeiro e está trazendo um olhar estratégico sobre os três elos do mercado: exibição, distribuição e produção. Ministrado pelo CEO da TONKS, Marcelo J. L. Lima, a capacitação, realizada em formato online, contou com 130 inscritos vindos de todo o Brasil.
Publicidade fechar X
“O curso está sendo ótimo, devido ao vasto conhecimento do Marcelo, ao trazer informações importantes, contextualizadas e com exemplos práticos do mercado audiovisual. Mas, em especial, a iniciativa é excelente para a qualificação do mercado audiovisual em um ponto tão importante e necessário, mas ainda pouco observado: a gestão de negócios. Entender as estruturas dos mercados, as questões mercadológicas e seus impactos são pontos fundamentais para qualquer agente de uma cadeia produtiva. Obrigado pela iniciativa e que venham outras!”, comentou Luiz Fernando da Silva Junior, supervisor e professor do curso de Cinema e Audiovisual ESPM SP.
Segundo as informações da organização do curso, muitos destes 130 inscritos são profissionais de fora do eixo Rio-SP e que colaboraram muito para enriquecer as discussões trazidas nas aulas, algumas das localidades são Macapá, Manaus, também interior de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Além disso, os alunos não fazem parte somente dos três segmentos abarcados na capacitação, muitos deles são estudantes, pesquisadores e professores da área e alguns até mesmo são profissionais técnicos da Ancine, inclusive, ajudando a tirar dúvidas dos participantes no intenso networking estabelecido durante as horas do curso.
Ainda sobre essa dinâmica, vale ressaltar que a qualificação está indo além das aulas e aproveitando o que a aproximidade que a tecnologia oferece. Os alunos criaram um grupo em uma rede social para debaterem juntos os temas trazidos nos encontros e fortalecerem a troca entre os diferentes segmentos do mercado, fomentando ainda mais a integração de ponta a ponta da indústria.
“Estou em uma das pontas - distribuição - que o curso explora, e ter uma visão mais ampla da cadeia inteira vai me ajudar a tomar decisões mais estratégicas nas nossas negociações, da mesma maneira que vai me ajudar a entender melhor decisões de outros agentes do mercado. Destacaria também as valiosas contribuições que os participantes trazem, estendendo a discussão para além do tempo da aula com temas atuais e pertinentes ao dia a dia que porventura não tenham sido abordados. Ainda é muito importante entender que o próprio mercado está buscando se especializar mais, adquirindo maiores conhecimentos de todos os elos da indústria audiovisual, o que só trará benefícios para todo o mercado”, ressalta Patrick Buha, Coordenador de vendas da Elo Company.
O curso é o primeiro realizado pelo Portal Exibidor e faz parte de sua nova linha de atuação, que envolve cursos, webinários e workshops, além de um maior aprofundamento nas análises e entrevistas do veículo.
Para fevereiro já está programado um Workshop Técnico e também um próximo curso de capacitação da Exibidor, que deverá ser voltado ao mercado de pós-produção e distribuição. Em breve serão divulgadas mais informações de ambos.
Já em março deve começar o novo ciclo de webinários que fez bastante sucesso em meados de 2020, com conversas sobre os mais variados temas que envolvem a indústria.
Compartilhe:
- 0 medalha