23 Dezembro 2020 | Fernanda Mendes
Spcine faz balanço sobre avanços e iniciativas em 2020
Empresa audiovisual da cidade de São Paulo não parou com suas atividades mesmo em meio à pandemia
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O ano de 2020 trouxe muitos desafios para o setor audiovisual bem como para diversos segmentos da sociedade. A Spcine, no entanto, como órgão público de apoio e fomento ao audiovisual paulista, uniu forças e muito empenho para continuar oferecendo serviços e conteúdo de qualidade para a população e o setor. Aliás, a empresa municipal também é uma exibidora cinematográfica e, é claro, foi afetada pelo Covid-19.
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As sessões das 20 salas do Circuito Spcine, que ficam localizadas em áreas periféricas e sem acesso à cinemas, também foram interrompidas em março. Em novembro, três delas retornaram com programação gratuita ou a preços populares. Ao longo do ano, a rede pública de cinemas da Spcine promoveu mais de 1.800 sessões com títulos destinados a todos os públicos e recebeu quase 70 mil espectadores.
A plataforma de streaming Spcine Play (única pública do país e com sinal aberto para todo o território brasileiro) liberou todo o seu catálogo gratuitamente até o final de 2020, como forma de que a população continuasse a ter acesso a conteúdos audiovisuais mesmo com as salas de cinema fechadas.
Mais que isso, a Spcine ampliou o leque de títulos para aproximadamente 320 produções. Segundo registro do próprio órgão, a abertura gratuita da plataforma gerou um aumento de 1.081% de visualizações em relação a 2019, além de possibilitar 17 parcerias gratuitas com mostras e festivais, incluindo cinco estantes em parcerias gratuitas, sendo cinco internacionais (Irlandesa, My French Film Festival, Quebec, Polonesa e Festival de Cinema Russo).
Aliás, outra novidade do Spcine Play é que a curadoria passou a aplicar o Teste de Bechdel para avaliar a representatividade feminina nas obras cinematográficas – dos 98 filmes analisados do catálogo, 32 passaram no teste e receberam o selo. O teste, que foi criado há mais de 30 anos, tem como objetivo analisar a qualidade da representação feminina nas narrativas.
A plataforma também foi palco para outra atividade de difusão da Spcine, o Cineclube, que até meados de março promoveu 64 sessões presencias com público total de 1.023 pessoas. Com a interrupção destas atividades, as sessões do cineclube foram realizadas de forma virtual, com filmes disponíveis no Spcine Play e debates por meio do Zoom e do Facebook. Ao todo foram realizadas 27 sessões virtuais com mais de 27 mil visualizações totais, o que acabou gerando um alcance ainda maior que as sessões presencias.
São Paulo Film Commission
Um dos principais mecanismos de fomento ao audiovisual da cidade de São Paulo, a SÃO PAULO FILM COMMISSION também teve a suspensão de suas produções devido ao decreto de Estado de Emergência. “Durante esse período, a Film Commission se empenhou na articulação e planejamento do retorno das produções no município para que essas atividades ocorressem da melhor maneira. Dentro disso, houve a elaboração do Protocolo de Filmagem em Espaços Públicos Municipais até a suspensão temporária da remuneração pelos serviços prestados da Film Commission para auxílio do setor na retomada. Também foram realizadas dois webinars voltados para diferentes nichos do setor audiovisual, como maneira de informar e debater o contexto, bem como ouvir o setor”, explica Luiz Toledo, diretor de parcerias estratégicas.
Aliás, para não perder o canal de comunicação com os interessados no mecanismo, também foi criada uma conta no aplicativo de conversas Telegram como um canal de dúvidas rápidas, e também houve avanços em outras áreas da Film Commission como a licitação de um novo sistema de solicitações de filmagens e a publicação da minuta do edital do Programa de Atração de Filmagens à Cidade de São Paulo, o "cash rebate", que terá seu lançamento em breve. Outra conquista foi a filiação da SP Film na Associação Internacional de Film Commissioners, órgão sediado em Los Angeles que conta com 360 filiados de mais de 40 países.
Todas essas medidas despertaram o interesse de localidades vizinhas e, recentemente, a SP Film recebeu sinalização positiva para prestar consultoria e treinamento para a implementação de uma Film Commission em um município do litoral paulista. Ao longo do ano, 379 obras audiovisuais foram filmadas na cidade de São Paulo, gerando 8.312 postos de trabalho e mais de R$ 148.733.907,91 em orçamentos declarados pelas produções.
Desenvolvimento Econômico
Na área de desenvolvimento econômico, a Spcine investiu em mais de R$ 7,6 milhões em editais de diferentes linguagens em 2020 - parte deste recurso proveniente da Ancine, por meio do co-investimento regional assinado em 2019. Três deles já foram finalizados: Produção de Games, com aporte de R$ 400 mil, divididos em oito projetos; Produção de Longas-Metragens (Start Money), com aporte de R$ 3 milhões, divididos em oito projetos; e o de Longas-Metragens de Baixo Orçamento, com R$ 3 milhões de aporte divididos em oito contemplados.
“Um dado de extrema relevância é que 20 entre os 24 projetos contemplados nos editais finalizados da Spcine estão dentro de alguma pontuação da política afirmativa, atingindo a meta de 50% de projetos com mulheres em cargos de destaque e de 25% de pessoas negras”, reforça Malu Andrade, diretora de desenvolvimento de políticas audiovisuais.
Aliás, atualmente, dois editais estão em andamento, o de Obras Seriadas, com aporte previsto de R$ 1 milhão, e o de Produção de Obras Imersivas, parceria da Spcine com a Canadá Media Fund, que segue com inscrições abertas até 01 de fevereiro de 2021.
Em relação à Lei Aldir Blanc, foram investidos cerca de R$ 5 milhões em 153 projetos contemplados do Prêmio Audiovisual Aldir Blanc, sendo 22 do módulo I (Finalização de Longas-Metragens de Baixo-Orçamento) e 131 do Módulo II (curtas-metragens). Além disso, foram destinados R$ 1,5 milhão para o Módulo de Roteiro do edital da Secretaria Municipal de Cultura, com 70 roteiros de audiovisual contemplados.
Capacitação
A área de formação também seguiu a todo vapor em 2020, atuando de forma transversal em todas as áreas da Spcine. Foram promovidos 35 encontros de formação cineclubistas com a participação de 32 jovens, que além de receberem capacitação profissional, deram início a um mapeamento de cineclubes de São Paulo e dos outros estados do país, para estreitar relações e nos dar base para o desenvolvimento de novas políticas públicas. Houve ainda a articulação da Spcine para que 21 agentes cineclubistas fossem contratados para trabalharem em eventos, mostras e festivais da cidade.
A Spcine organizou ainda quatro encontros virtuais com Cineclubes da América Latina, com público total de 2.800 espectadores; 18 atividades em contrapartidas a mostras e festivais da cidade; além de firmar parcerias com instituições renomadas, para a realização de três masterclasses com profissionais do setor audiovisual. Um dos destaques desta parceria é a “Imaginários para um audiovisual antirracista”, com a presença das cineastas Petra Costa, Renata Martins, Day Rodrigues e a presidente da Spcine, Laís Bodanzky, e mediação da jornalista Adriana Couto, contando com mais de 10.500 visualizações. Outra iniciativa de destaque foi a criação de um grupo de trabalho de Formação, em parceria com a SP Film Commission, com a participação de 25 instituições de ensino de audiovisual da cidade e objetivo de criar uma rede de apoio para alunos em condições de vulnerabilidade social.
Dados e pesquisas
O observatório da Spcine seguiu elaborando pesquisas relevantes para compreender a real dimensão do setor audiovisual na cidade de São Paulo, e em todo Brasil, e realizou mapeamentos constantes de ações de proteção audiovisual frente à crise da pandemia de Covid – 19. Além disso, o Observatório firmou uma importante parceria com a Universidade Federal de São Carlos para mapear o segmento das mídias imersivas em todo o país, cujo resultado deve ser apresentado em breve.
Eventos
A Spcine desde sua criação sempre foi grande apoiadora de eventos e festivais do setor audiovisual e, apesar da pandemia, não houve alteração em relação ao valor já pactuado para patrocínio destas atividades.
Os eventos foram divididos entre Festivais, Mostras, Mercados, Eventos de Formação e Capacitação. A medida foi adotada com base em metodologia desenvolvida pelos setores de Gestão e Prestação De Contas E Observatório para determinar valores e contrapartidas, bem como os recursos necessários para a manutenção do apoio destas atividades, sempre com foco na expansão das ações para a periferia da cidade. Em relação aos patrocínios, o órgão manteve o apoio a todos os eventos historicamente aportados pela empresa e ainda abriram um leque para mais seis projetos novos, totalizando mais de 30 eventos e mais de R$ 3,7 milhões de investimentos.
Apesar do cancelamento de diversos eventos estrangeiros, a Spcine marcou presença em ações internacionais de destaque. Pela primeira vez, a empresa participou com um estande no European Film Market, realizado durante o Festival de Berlim, com participação no Coproductions Market para promover a cidade de São Paulo como locação. No início de dezembro, a Spcine participou do Ventana Sur, outra importante ação de mercado audiovisual, por meio de um estande virtual e de uma conferência internacional on-line mediada por John Hopeweel, da Variety, e com a presença dos renomados produtores internacionais Sara Silveira e Rodrigo Teixeira.
Perspectivas
Para além da participação internacional, a Spcine teve papel de destaque na articulação de emendas parlamentares em apoio à Cinemateca Brasileira, importante órgão de preservação do audiovisual do país. Até o momento, 9 vereadores destinaram emendas que resultaram num total de aproximadamente R$ 530 mil. Após autorização do Governo Federal, esse recurso será transferido para a Sociedade Amigos da Cinemateca aplicar em ações emergenciais em apoio à instituição.
Para a presidente da Spcine, Laís Bodanky, estamos entrando em um momento de transição, saindo de uma situação de pandemia e caminhando à chegada da vacina para toda a população. Por isso, um fator crucial é a integração de todo o setor audiovisual para uma retomada concisa das atividades.
"A retomada das filmagens já está acontecendo, assim como a reabertura dos cinemas. Mesmo assim, a recuperação é lenta e dependerá de diversos fatores. Um dos grandes desafios será a retomada integral da indústria audiovisual, sendo que a imunização plena da população brasileira contra a Covid pode não ser alcançada em 2021, gerando ainda muitas inseguranças e impactos no setor", finaliza Laís.
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