Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Top 10 EUA e Brasil

14 Dezembro 2020 | Renata Vomero

Universal domina bilheteria norte-americana e Brasil tem queda de público

"Os Croods 2" são destaque internacional e "Trolls 2" lidera arrecadação brasileira

Compartilhe:

(Foto: Universal)

Há três fins de semana nos cinemas da América do Norte, Os Croods 2: Uma Nova Era continua liderando a bilheteria da região. Agora, a animação da Universal arrecadou US$3 milhões e tem um acumulado de US$24,2 milhões na bilheteria doméstica.

Publicidade fechar X

E é nesse momento que precisamos dar destaque para a Universal, algo que a imprensa internacional tem mencionado bastante também. Com os acordos que o estúdio fez com algumas das maiores redes de cinema dos EUA e Canadá para o encurtamento da janela de exibição para o VOD, a empresa está sendo responsável por trazer bons títulos aos exibidores, sem o receio da falta de público.

Desta forma, dos dez títulos com maior arrecadação na região, seis deles pertencem à Universal ou seu selo Focus Features, com destaque neste fim de semana para Half Brothers, que faturou US$490 mil; Freaky: No Corpo de Um Assassino, com US$315 mil, e All My Life, que arrecadou US$215 mil.

Outros longas entre as maiores arrecadações são relançamentos ou ainda a rebarba do que vem sendo lançado aos poucos na quarentena e que acaba entra no ranking pela falta de novidades. Caso, por exemplo, de Tenet (Warner), que está há 16 semanas em cartaz e conta com faturamento acumulado na região de US$57,8 milhões. Nesta semana, foi adiantada a estreia de Monster Hunter (Sony), o que deve movimentar a bilheteria.

O radar, no entanto, já está atento à próxima semana com o lançamento de Mulher-Maravilha 1984, que chegará nos EUA junto ao streaming HBO Max e marcará o início deste modelo oferecido pela Warner para todo 2021. A estratégia vem atraindo duras críticas dos profissionais do setor, tanto produtores, quanto exibidores.  

Internacional

Cruzando o oceano, fica evidente cada vez mais que o mercado asiático é o ponto central deste ano. Como vem acontecendo há mais de dois meses, Demon Slayer The Movie: Mugen Train vem arrasando quarteirões no Japão e se aproxima cada vez mais de se tornar o maior título do país, com arrecadação local de mais de US$ 295 milhões.

Globalmente, o filme faturou US$ 310 milhões ao todo. Assim, o anime está entre as maiores bilheterias internacionais, ficando atrás apenas de The Eight Hundred (US$ 474 milhões na China) e My People, My Homeland (US$ 431 milhões na China também).

Na China, a liderança está por conta do filme local Bath Buddy, que faturou US$ 28,7 milhões. Os Croods 2: Uma Nova Era ficou na segunda posição, sofrendo queda de 45% em arrecadação, no entanto, a animação já acumula US$ 46 milhões, tornando-se o segundo maior faturamento de um filme importado no país em 2020.

O título da Universal faturou US$ 8,2 milhões na soma de 12 mercados internacionais, com destaque para o México, onde o filme estreou na primeira posição com US$927 mil, se tornando o maior lançamento desde a reabertura dos cinemas na região. Mundialmente, a produção já acumula US$73,6 milhões. O filme chega em janeiro no Brasil.  

Brasil

O fim de semana brasileiro contou com queda de arrecadação entre os dez filmes de melhor performance na bilheteria. A soma destes faturamentos ficou entre R$ 2,78 milhões, sendo de R$ 3,48 milhões no fim de semana anterior. Essa queda foi acompanhada pela de público também, com 165,2 mil pessoas neste fim de semana e 206 mil no passado.

Seguindo na liderança, Trolls 2  faturou R$ 602,3 mil com público de 37,4 mil pessoas. A animação da Universal se aproxima de bater os 200 mil ingressos vendidos, somando-se também às pré-estreias.

O terror Amizade Maldita (Imagem Filmes) fez público de 28 mil pessoas em seu segundo fim de semana. Assim, a arrecadação do filme foi de R$ 453 mil. Se vamos falar de terror, é impossível não citar a estreia de Freaky: No Corpo de Um Assassino (Universal), que abriu com bilheteria de R$435,6 mil e venda de 25,8 mil ingressos. Com destaque nesta semana, estreou oficialmente em todo circuito brasileiro, 10 Horas Para o Natal (Downtown/Paris), primeiro filme natalino brasileiro. A produção atraiu 11,1 mil pessoas aos cinemas, o que rendeu o faturamento de R$191,5 mil. Contando com suas pré-estreias, o filme se aproxima de fazer 20 mil ingressos e R$325 mil de renda.

Com bom destaque, Destruição Final - O Último Refúgio (Diamond/Galeria) fez a quarta melhor bilheteria do fim de semana, de R$435,5 mil e público de 24 mil pessoas. O filme já faturou mais de R$4,5 milhões e vendeu 293,3 mil tickets.

Número próximo tem Convenção das Bruxas (Warner), com renda somada de R$4,33 milhões, com público de 304,7 mil. A nova versão do clássico dos anos 1990 fez agora R$413,9 mil com a venda de 24,7 mil ingressos.

Dois longas de terror da Paris Filmes também chamaram a atenção, foram eles Invasão Zumbi 2 – Península, que arrecadou R$95 mil e fez público de 5,6 mil, e O 3º Andar – Terror na Rua Malasana, com bilheteria de R$63,7 mil e venda de 4,1 mil ingressos.

Tenet (Warner) continua atraindo público, o longa de Christopher Nolan levou 2,6 mil pessoas aos cinemas, o que rendeu o faturamento de R$59,6 mil.

Já o romance gospel Enquanto Estivermos Juntos (Paris) faturou R$30,7 mil com a venda de 1,7 mil ingressos.

Compartilhe:

  • 0 medalha