Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Bilheteria

07 Dezembro 2020 | Fernanda Mendes

"Trolls 2" lidera no Brasil e "Monster Hunter" é retirado da China

Estreia da animação levou quase 50 mil brasileiros aos cinemas

Compartilhe:

(Foto: Universal/Sony)

Pela segunda semana consecutiva, Os Croods 2: Uma Nova Era (Universal) liderou a bilheteria norte-americana, arrecadando US$ 4,4 milhões em um fim de semana pós-feriado de “Ação de Graças”. Os dados são da Comscore.

Publicidade fechar X

Desde 25 de novembro em cartaz, o longa já acumula US$ 20,3 milhões na América do Norte. A performance é vista com bons olhos pelo mercado, levando em consideração que apenas 37% dos cinemas na região estão abertos e operando com capacidade reduzida.

Aliás, dos 10 filmes mais assistidos pelos norte-americanos neste fim de semana, seis são da Universal (incluído títulos de seu outro estúdio, a Focus Features). Um deles é Half Brothers, que estreou na segunda posição do ranking com US$ 720 mil de arrecadação em 1,3 mil telas. A comédia é estrelada pelo ator mexicano Luis Gerardo Mendez, e o comediante Connor Del Rio. Outra estreia da Universal foi All My Life, na quarta posição do ranking, com US$ 350 mil em 970 salas.

Os demais filmes da Universal em destaque nos cinemas são Freaky: No Corpo de Um Assassino, Let Him Go e Come Play, todos que já se encontram disponíveis para aluguel digital por US$ 19,99.

Tanto Croods 2, como Half Brothers e All My Life, também chegarão às plataformas VOD este mês.

China

O fim de semana nos cinemas chineses foi bastante agitado. O longa da Sony, Monster Hunter, estreou na quinta-feira, dia 3, mas acabou saindo de cartaz após um dia. Tudo porque o público local considerou racista uma piada do roteiro.

A sequência de 10 segundos que gerou revolta faz uma brincadeira com a palavra “joelho” (“knee” em inglês) e a palavra “chinês” (“chinese” em inglês). O ator asiático MC Jin fala a outro soldado: “Olhe para os meus joelhos” (“Look at my knees”), e o outro responde: “Que tipo de joelhos são esses?” (“What kind of knees are these?”), e ele responde: “Chineses” (Chi-nese).

A situação ainda se agravou com a legendagem em mandarim. A piada, que é intraduzível para qualquer língua, foi retrabalhada em mandarim como “Há ouro sob meus joelhos”, uma referência à um provérbio chinês que significa que os homens não se ajoelham ou se submetem facilmente.

Por conta disso, as pontuações do filme começaram a despencar nos principais aplicativos locais de bilheteria e, é claro, borbulharam pedidos de boicote nas redes sociais locais como o WeChat.

Após arrecadar US$ 5,3 milhões de bilheteria em apenas um dia de exibição, o filme começou a ter suas sessões canceladas no sábado. Segundo o site The Hollywood Reporter, agências reguladoras do país emitiram uma diretiva para que o filme fosse suspenso até que a piada ofensiva fosse cortada. Ainda não se sabe se o filme voltará aos cinemas chineses. Na América do Norte o longa está agendado para o dia do Natal e no Brasil para 14 de janeiro.

Monster Hunter é uma adaptação de um jogo de videogame homônimo, que, historicamente, tem forte apelo na China. Outras adaptações de videogame, como a franquia Resident Evil, fizeram grandes cifras no país, e, por isso, havia muita expectativa que Monster Hunter fizesse o mesmo.

Brasil

A estreia de Trolls 2 (Universal) alcançou a liderança da bilheteria nacional com 48,5 mil ingressos vendidos e renda de R$ 784 mil, segundo dados da Comscore. Juntando com as pré-estreias, o longa já acumula mais de 120 mil espectadores e R$ 1,6 milhão de bilheteria.

Outra estreia que teve destaque neste fim de semana foi o terror Amizade Maldita, da Imagem Filmes. O longa ficou na terceira posição do ranking em arrecadação, pois faturou R$ 670 mil, mas vendeu mais ingressos que o segundo colocado do fim de semana, Convenção das Bruxas (Warner), com 41 mil espectadores. O título da Warner vendeu 39 mil ingressos, mas faturou R$ 673 mil.

Ainda sobre estreias, M8 – Quando a Morte Socorre a Vida (Downtown/Paris) faturou R$ 72 mil com a venda de 3,5 mil ingressos. O longa nacional aborda termos importantes sobre racismo e ganhou boas críticas da imprensa especializada.

Da Downtown/Paris também, as pré-estreias de 10 Horas Para o Natal, filme natalino tipicamente brasileiro, atraiu 5,3 mil espectadores às salas de cinema. (Confira nossa matéria sobre o lançamento do filme).

Outros destaques foram Destruição Final: O Último Refúgio (Diamond/Galeria) que se aproxima dos R$ 4 milhões em arrecadação em sua terceira semana em cartaz, e Invasão Zumbi 2 – Península  (Paris Filmes) que se aproxima da marca do R$ 1 milhão após duas semanas.

Compartilhe:

  • 0 medalha