30 Novembro 2020 | Fernanda Mendes
"Croods 2" estreia no Thanksgiving e surpreende bilheteria
Abertura da animação foi maior que a estreia de “Tenet”
Compartilhe:
A estreia de Os Croods 2: Uma Nova Era (Universal) arrecadou US$ 9,7 milhões neste fim de semana na América do Norte, segundo dados da Comscore. O fim de semana, aliás, foi marcado pelo feriado de Ação de Graças no continente e, por isso, contando desde quarta-feira, o longa arrecadou US$ 14,22 milhões.
Publicidade fechar X
Os números são baixos para o maior feriado do continente, que normalmente lota as salas de cinema, mas no atual contexto de Covid-19, com mais cinemas fechando, as cifras surpreenderam. “Este nível está muito longe dos lançamentos típicos do fim de semana de Ação de Graças, mas o sucesso e o fracasso no meio de uma pandemia devem ser vistos em termos relativos”, explicou Shawn Robbins, analista-chefe da Box Office Pro, para a Variety.
Para efeito de comparação, no feriado do ano passado, havia mais de 4 mil cinemas operando na região e, atualmente, Croods 2 está em cartaz em 2,2 mil cinemas, porque apenas 38% dos cinemas norte-americanos estão abertos, de acordo com a Comscore.
“O setor ainda tem um caminho desafiador pela frente durante o inverno. Mas a estreia de ‘Croods’ é um sinal da resiliência que os cinemas podem mostrar a longo prazo”, acredita Robbins.
A abertura de Croods 2 foi a maior da “era pandêmica” na América do Norte, superando até mesmo a estreia de Tenet (Warner) que fez US$ 9,3 milhões em seus três primeiros dias em cartaz.
O longa também estreou em mais 7 países, arrecadando US$ 20,7 milhões, sendo que a China sozinha foi responsável por US$ 19,2 milhões da receita do fim de semana. Combinado com a renda da América do Norte, Croods 2 está com bilheteria de US$ 30,5 milhões globalmente.
No total, a Universal está com 4 filmes no top 10 da bilheteria norte-americana atualmente, sendo bastante ativa com estreias durante a pandemia. Isso porque, o estúdio está com uma parceria com grandes redes de cinema (AMC Theatres, Cinemark e Cineplex) para o encurtamento da janela de lançamento, possibilitando que mesmo que os filmes tenham uma baixa performance nos cinemas, estes possam melhorar suas cifras por meio de lançamento digital. Leia mais aqui.
Dentre os filmes da Universal que estão em cartaz atualmente na América do Norte há Freaky – No Corpo de Um Assassino, que ficou na vice-liderança neste fim de semana com US$ 770 mil na sua terceira semana em cartaz. No total o filme tem um acumulado de US$ 7 milhões.
Também estão Let Him Go e Come Play na quarta e quinta posição da bilheteria. Os filmes estão há mais de quatro semanas em cartaz e já acumulam mais de US$ 8 milhões cada um.
Bilheteria global
Falando em Freaky, o longa está em cartaz em 29 mercados internacionais e arrecadou globalmente neste fim de semana US$ 1,6 milhão. Seu acumulado global é de US$ 11,8 milhões.
E Convenção das Bruxas, da Warner, também segue firme em sua performance global. O longa arrecadou US$ 1,2 milhão em 28 mercados internacionais em 2.328 telas. Seu acumulado agora é de US$ 16,9 milhões. Na Holanda, o filme abriu bem, com US$ 514 mil, conquistando o primeiro lugar no mercado.
E o anime Demon Slayer The Movie: Mugen Train continua a quebrar recordes no Japão, território que mantém uma bilheteria cada vez mais consistente após a reabertura dos cinemas. O longa ultrapassou a renda de Titanic no país, se tornando o segundo filme mais visto de todos os tempos por lá. O filme registra US$ 264 milhões em bilheteria com 20,5 milhões ingressos vendidos desde sua estreia em 16 de outubro.
Em salas IMAX, o anime é o lançamento de maior sucesso de todos os tempos no mercado asiático. Demon Slayer The Movie: Mugen Train já rendeu mais de US$ 18,1 milhões no Japão, Taiwan e Hong Kong.
Compartilhe:
- 0 medalha