27 Novembro 2020 | Renata Vomero
Universal apresenta campanha de "Trolls 2" e "Os Croods 2”
Distribuidora aposta no clima leve das animações para a retomada aos cinemas brasileiros
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Nesta semana a Universal criou um formato diferenciado para seus eventos com os exibidores brasileiros. Em apresentação conjunta nesta quarta-feira (25), a distribuidora reuniu os profissionais do setor na Cinépolis do J.K Iguatemi, em São Paulo, para apresentar Trolls 2 e Os Croods 2: Uma Nova Era.
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Por conta da pandemia, a Universal deixou a tradicional apresentação de campanha de marketing para ser feita de maneira online na manhã desta sexta-feira (27), garantindo assim a maior segurança de todos.
O evento remoto foi cabeceado por Nelson Mazzei, gerente de trade marketing, Patricia Kamitsuji, diretora-geral, Caio Meira, diretor de programação, e Juliana Ribas, diretora de marketing.
“As críticas de Trolls 2 estão super positivas, não só pela animação ou a música, mas em relação às diferenças, ao respeito, tem outras temáticas que também foram celebradas pelos críticos de cinema. O esforço valeu muito a pena! É um momento muito bom para as pessoas saírem de casa e assistirem a um filme alegre, assim como Os Croods 2, que gosto de dizer que não é uma animação, mas uma injeção de ânimo”, ressaltou Patricia.
Esse comentário reforça o tom da apresentação da distribuidora, que mantém o pé no chão, já que é um período desafiador, mas que acredita muito nos dois títulos, primeiro porque são sequências de sucesso no Brasil (Trolls vendeu 1,9 milhão de ingressos e Os Croods, 2,8 milhões), e também porque são filmes com temáticas leves e divertidas, o que deve ajudar o público a se sentir motivado a voltar aos cinemas.
Trolls 2
A sequência do longa de 2016, vem com grande aposta da Universal, que já vem trabalhando na divulgação desde o fim do ano passado, com estande na CCXP 2019. Com lançamento original programado para abril deste ano, a equipe de marketing conseguiu manter o nome do título bastante ativo, até seu pré-lançamento nesta semana, em 26 de novembro e sua estreia oficial em 3 de dezembro.
“Conseguimos manter o momento do filme durante todo o ano. Para ter noção, o awareness dele está em torno de 60, quando o normal é 30. Isso mostra o quanto as pessoas já conhecem Trolls”, explicou Juliana.
Com o público-alvo sendo entre crianças, meninas jovens (em torno de 12 anos) e adultos (os pais), a divulgação também contou com ativações no carnaval, tanto em blocos de São Paulo, quanto em Salvador. E depois disso, com o início da pandemia, passou a ser mais voltado ao digital e na televisão.
O filme teve boa repercussão no evento Geek Nation, realizado em agosto e de maneira remota, contando com a presença do diretor do filme, Walt Dohrn, o que gerou um número alto de notícias e comentários nas redes.
A produção também vem sendo divulgada na televisão, nos canais voltados ao nicho, mas com destaque no Telecine, que exibiu o primeiro filme em 4 e 12 de outubro; e também na Globo que exibiu no dia 11 de outubro, rendendo o melhor filme de domingo em três meses. Com inserções nos intervalos sobre o lançamento. Somando as divulgações nos canais selecionados, estima-se um impacto de 40 milhões de pessoas.
Além da televisão, as rádios também estão sendo um foco na estratégia, já que o filme é muito musical. Emissoras do Brasil todo estão falando sobre a estreia e em breve haverá uma playlist especial no Spotify, contemplando os gêneros que aparecem no filme.
E se estamos falando de música, precisamos citar a participação de Justin Timberlake, que além de atuar na dublagem, também lançou a música tema do filme em 2016 e entrou como produtor musical nesta sequência. No Brasil, o grande destaque é a presença de Simone, da dupla Simone e Simaria, que participa da dublagem do filme e vem sendo peça-chave na divulgação.
“Todas os posts com a Simone rendem um engajamento muito grande, um único post dela gerou 300% de busca do filme nos sites. Foi um grande acerto!”, comemorou Nelson Mazzei.
Somando-se à Simone, a equipe de dublagem brasileira também tem a cantora Jullie, Hugo Bonemer e Hugo Gloss, todos super ativos na divulgação do filme e trazendo bons números ao tracking da campanha. A divulgação também agrega outros influenciadores, como em uma Watch Party organizada para ver o primeiro filme, que atingiu quase 10 milhões de seguidores. Sem contar a festa de aniversário tematizada da filha de Mirella Santos e Ceará, que também foi vista pelos mais de 10 milhões de seguidores de Mirella.
Para finalizar, a campanha contará com promoção especial no salão Glitz Mania, que vai dar brinde a quem fizer penteado especial do filme. O Hotel Hilton contará com dois quartos tematizados do filme e decoração especial em seus ambientes. Além disso, uma grande força para a divulgação foi a ação especial no McDonald’s, em outubro, que ofereceu brinquedos dos personagens dos filmes às crianças e massiva divulgação na televisão e redes sociais.
Os Croods 2
Chegando em 7 de janeiro nos cinemas, Os Croods 2: Uma Nova Era é outra aposta da Universal para a volta aos cinemas.
“O filme deve pegar as férias todas, chegando até o carnaval. É uma franquia muito forte, claro, devemos analisar dentro do nosso cenário atual, mas é uma produção para alavancar a retomada”, exaltou Caio Meira.
A campanha teve início em setembro, com a divulgação do primeiro trailer que rendeu mais de 11 milhões de visualizações no primeiro dia, gerando um tracking e awareness muito alto. “Nem precisamos explicar que filme que é”, comentou Juliana Ribas.
A produção atinge todos os públicos, desde as crianças até os adultos, com destaque para mulheres entre 18 e 25 anos. Desta forma, deve-se ter um impacto de 100 milhões somando televisão, offline e digital, ou seja, o marketing será dirigido a todas as mídias.
Na televisão aberta e fechada, estima-se um impacto de 31,7 milhões. Novamente, o Telecine terá participação com a exibição do primeiro filme no Telecine Fun em 21 de dezembro e em 11 de janeiro no Megapix. Com divulgação do lançamento nos intervalos e exibição de um breve documentário sobre o filme também nesses momentos.
Nas ruas, Os Croods 2 aparecerá em relógios, shoppings, mobiliário urbano e até em caixas de pizzas de redes parceiras: “Para alcançar a família toda”, explica Juliana. Isso será nas principais praças do país.
Uma marca que entrou forte na divulgação foi a Kaspersky, que terá divulgação massiva em seus produtos digitais, a campanha com a empresa teve investimento de mais de US$1 milhão. A Movida também entrou na divulgação, criando um aplicativo para crianças e que contará com inserções da animação. Para finalizar, a BIC também terá tematizações do filme em seus produtos, além de campanha nas redes sociais.
Um dos grandes focos na divulgação está no elenco de dublagem que conta com Rodrigo Lombardi e Juliana Paes, ambos participando ativamente nas redes e em iniciativas do estúdio, como sessão de fotos, vídeos e material de making off.
A CCXP Worlds, que acontece entre 4 e 6 de dezembro, também será essencial para a campanha. Com painel agendado para o dia 5 de dezembro, às 16h30, a apresentação contará com a presença de Lombardi e o diretor do filme, Joel Crawford.
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