26 Novembro 2020 | Renata Vomero
Conselho Superior de Cinema ficará sob comando de Mario Frias
Última reunião do colegiado aconteceu há mais de um ano
Compartilhe:
Nesta quinta-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto consolidando alterações no Conselho Superior de Cinema (CSC), cuja última reunião foi há mais de um ano, em 2019. Entre as mudanças, foi estabelecido que o conselho será presidido pelo Secretário Especial de Cultura, Mario Frias. As informações são do jornal O Globo e o decreto já foi publicado no Diário Oficial da União.
Publicidade fechar X
Além disso, o presidente também estabeleceu alterações no colegiado, que agora deverá ter equilíbrio entre o setor público e privado, contendo oito representantes de ministérios ou secretarias e oito nomes do audiovisual e da sociedade civil, serão exatamente cinco representantes do audiovisual e três da sociedade civil. Esse é um recuo no que o próprio presidente havia determinado em 2019, o que acabou deixando o colegiado com número menor de representantes do audiovisual. Além disso, o diretor-presidente da Ancine, atualmente Alex Braga, é convidado permanente do CSC podendo participar das reuniões, sem direito a voto.
O Conselho é responsável por formular a política nacional para o setor de cinema e audiovisual. Desde o ano passado, seu comando estava nas mãos do Ministro-Chefe da Casa Civil, antes com Onyx Lorenzoni e depois com Walter Braga Netto.
Na última reunião do conselho, que aconteceu em outubro de 2019, estiveram presentes, segundo informação do Portal do Governo, os então secretário especial da Cultura, Ricardo Braga, o secretário adjunto da Cultura, José Paulo Soares Martins, e o secretário do Audiovisual, Ricardo Rihan. O então Ministro-Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a secretária de Comunicação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Márcia Donner Abreu, e o presidente da Gramadotur, Edson Humberto Néspolo, responsável pelo Festival de Cinema de Gramado, além de representantes do Ministério da Fazenda e do setor audiovisual.
Compartilhe:
- 0 medalha