24 Novembro 2020 | Renata Vomero
Audiovisual injetou R$ 26 bilhões na economia do Brasil em 2018
Indústria é quinta atividade mais importante para economia brasileira
Compartilhe:
A Ancine divulgou um estudo realizado pelo Observatório do Cinema e do Audiovisual (OCA) sobre o Valor Adicionado pelo audiovisual entre 2015 e 2018. Segundo a análise, em 2018 o setor foi responsável por injetar R$26,7 bilhões à economia brasileira, maior valor desde que se iniciou este estudo em 2007.
Publicidade fechar X
No entanto, analisando o período de três anos, há uma queda de 23% em seu valor adicionado. Segundo a própria análise oferecida pela agência, esta queda acompanha as instabilidades sofridas pela própria economia e os hábitos de consumos dos brasileiros, devendo aparecer também em outros setores. Ainda assim, o audiovisual se mostra como a 5ª atividade mais importante para a economia nacional, ficando à frente da indústria farmacêutica, têxtil e de equipamentos eletrônicos.
Ficou evidente também o crescimento no segmento de Vídeo sob Demanda (VoD), em detrimento de uma queda nos valores de TV Paga e Aberta. No entanto, juntando-se VoD e TV Aberta e Paga, há uma consolidação destes segmentos, mostrando-se os mais importantes em termos de consumo audiovisual, eles representam 20,9% no valor adicionado à economia. Em 2012, este valor era de 4,1%.
Valor Adicionado, segundo o IBGE, “refere-se ao valor que a atividade acrescenta aos bens e serviços consumidos no seu processo produtivo”. A análise divulgada pelo governo explica que é o valor dos bens produzidos por uma economia, depois de deduzidos os custos de insumos adquiridos por terceiros e utilizados na produção.
Compartilhe:
- 0 medalha