Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Social

11 Agosto 2020 | Redação

Cinesolar tem novo formato com projeções em paredes de conjuntos habitacionais

Cinesolar Janela é uma adaptação em decorrência do isolamento social

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Com a pandemia, a Brazucah Produções precisou adaptar o Cinesolar, projeto itinerante que leva o cinema às comunidades afastadas e com acesso restrito a projetos culturais e utiliza energia renovável para a exibição dos filmes. Em novo formato, o Cinesolar Janela terá projeções feitas em paredes e telas de conjuntos habitacionais em São Paulo (SP) e região metropolitana.

Publicidade fechar X

A primeira edição começou na última sexta-feira, dia 7, e vai até dia 15 de agosto em Osasco, Cidade Tiradentes, Cohab Inácio, Heliópolis e Campo Limpo. O projeto, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, é patrocinado pelo Mercado Livre e é uma realização da Brazucah Produções, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Serão exibidos filmes nacionais e internacionais de curta metragem, totalizando quase duas horas de programação, que abordam temas ambientais relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Para proporcionar uma autêntica experiência de cinema, os moradores também receberão pipoca para preparem em suas casas.

Após muitos estudos, a Brazucah adaptou o projeto para o Cinesolar Janela. Assim os moradores poderão assistir aos curtas-metragens de dentro dos seus apartamentos e respeitando todas as normas de segurança. Para Cynthia Alario, sócia-proprietária da Brazucah e idealizadora do projeto, é uma fase desafiadora. “Fato é que, pela primeira vez, há uma nova forma de acompanhar o Cinesolar. É o 'novo normal' dentro do universo do cinema ao ar livre no Brasil”, comenta.

“O apoio do Mercado Livre ao Cinesolar, pelo segundo ano consecutivo, tem o objetivo de democratizar o acesso às produções culturais e promover a sustentabilidade nas comunidades nas quais a empresa opera, reforçando a contribuição da companhia para os seus entornos", afirma Laura Motta, gerente de sustentabilidade do Mercado Livre.

Osasco, Heliópolis e Campo Limpo foram selecionadas para participarem das “oficinemas” que irão funcionar em um novo formato e são todas online. As atividades, antes presenciais, visam problematizar e debater os problemas locais e globais de sustentabilidade em cada comunidade. Além de introduzir aspectos básicos da linguagem audiovisual com o intuito de produzir um vídeo como resultado do processo construído no decorrer da oficina, têm a proposta da realização de “vídeos de bolso” que utilizem equipamentos digitais portáteis e de fácil de manuseio, através de aparelhos comuns aos jovens.

Compartilhe:

  • 0 medalha