Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / CinemaCon

26 Março 2014 | Redação

Chris Dodd exalta o crescimento mundial da bilheteria

Filmes lançados em 2013 fizeram US$ 35.9 milhões

Compartilhe:

Chris Dodd, presidente da MPAA (Foto: Reprodução)

Uma das palestras mais disputadas do segundo dia da CinemaCon foi a de Chris Dodd, presidente e CEO da MPAA (Motion Picture Association of America). Dodd falou sobre o crescimento da bilheteria global nos filmes lançados em 2013, que chegaram a US$ 35.9 bilhões, 4% a mais que em 2012. 

Publicidade fechar X

“A bilheteria dos EUA e do Canadá subiu US$ 10.9 bilhões. A China teve um crescimento de 27.5% e se tornou o primeiro mercado internacional a ultrapassar a marca de US$ 3 bilhões em bilheteria. E, com o país construindo 13 novas salas por dia, o crescimento será ainda maior”, afirmou durante sua apresentação. 

Os filmes americanos tiveram um lucro de US$ 25 bilhões e apresentaram um crescimento de 33% ao longo dos últimos 5 anos. Segundo Dodd, um dos fatores que ajudaram esse crescimento foram as formas inovadoras que os cineastas encontraram para contar histórias. 

“Precisamos continuar explorando novas maneiras de explorar a nossa tecnologia para levar mais espectadores aos cinemas. Devemos abraçar as novidades e usá-las para complementar os nossos produtos... um smartphone pode ter o mesmo conteúdo, mas nunca será capaz de ultrapassar a experiência compartilhada que você entrega para cada pessoa dentro de um cinema”, afirmou. 

Um dos dados que impressionou os convidados foi que a Ásia, pela primeira vez, ultrapassou a Europa e, com um lucro de US$ 10 bilhões, se tornou a região com maior lucro internacional. 

Confira os dados completos apresentados por Dodd aqui

Além dele, David Passman,  presidente da NATO, Miguel Rivera, presidente, NATO International Committee, Dan Fellman, presidente de distribuição doméstica da Warner, e Veronika Kwan-Vandenberg, presidente de distribuição internacional da Warner, fizeram um panorama sobre o passado, o presente e o futuro do mercado, e Dan Harkins, dono da Harkins Theatres, apresentou o "2014 NATO Marquee Award", que homenageou nomes da indústria.

Compartilhe:

  • 0 medalha