18 Junho 2020 | Fernanda Mendes
Secretaria da Cultura do RJ compra ingressos de cinemas para socorrer exibidores
Em webinar promovido pela Revista Exibidor, a Secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, detalhou as ações que estão promovendo durante a quarentena
Compartilhe:
Ontem (17) aconteceu o décimo primeiro webinário da Revista Exibidor que trouxe a Secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, e o Vítor Corrêa, Subsecretário de Planejamento e Gestão, para falarem das ações para o mercado audiovisual fluminense.
Publicidade fechar X
A Secretária explicou que não há uma data extada para a reabertura dos cinemas, mas que, uma certeza é que não será em junho. Há grande possibilidade de ser em julho, principalmente porque, segundo suas reuniões com os exibidores cariocas, eles querem aproveitar a estreia de Mulan (Disney), em 23 de julho.
“Tudo isso é um acompanhamento semanal, com os exibidores e as autoridades de saúde. Não temos nem a certeza que reabriremos no mês de julho, apesar de estarmos trabalhando com essa possibilidade”, explicou.
Por ora, o grande entretenimento cinematográfico são os drive-ins. O primeiro na cidade do Rio de Janeiro foi inaugurado na última semana e, segundo Danielle, foi uma experiência muito bem-sucedida e segura.
Outra novidade no setor de exibição são os cinco complexos de cinema do Estado do RJ que têm previsão de inauguração no primeiro semestre do ano que vem. O projeto “Cinema da Cidade” é uma parceria com a Ancine e levará cinemas a cidades que ainda não possuem um. Cada unidade contará com duas salas. No momento, o projeto está em fase de licitação para obras, e em breve o Estado abrirá licitação para concessão do espaço aos exibidores interessados.
Além disso, com recursos do Fundo Estadual de Cultura - que na quarenta já premiou 1.500 profissionais de cultura com R$ 2.500 - a Secretaria de Cultura comprará ingressos antecipados de diversos aparelhos culturais, incluindo cinemas, para levar pessoas que nunca foram a esses equipamentos antes. É uma forma de garantir o acesso à cultura e contribuir para a formação de plateia. Sem falar em socorrer os exibidores e outros equipamentos culturais que passam por grave crise com as portas fechadas.
Na área de produção audiovisual, a Secretária afirmou que receberam o protocolo para a volta das gravações e o documento já foi avaliado pela Secretaria da Saúde, que ainda não o validou oficialmente, mas já mostrou estar satisfeita com as medidas propostas.
O próximo webinar da Revista Exibidor acontece na próxima quarta-feira, às 19h. Em breve mais detalhes serão anunciados.
Compartilhe:
- 0 medalha