25 Março 2014 | Redação
A necessidade de uma marca adaptável
Diretor da Coca-Cola fala na CinemaCon sobre como se atualizar ao mundo de hoje
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O marketing é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento de uma rede exibidora. Por isso, a CinemaCon dedicou uma palestra somente para o assunto, onde Tom LaForge, diretor global da Coca-Cola, falou da necessidade de uma marca adaptável e uma estratégia para mídia social.
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Primeiramente, ele apontou que empresas gastam bilhões de dólares em marketing e publicidade e os consumidores não se importam se 73% de todas as marcas desaparecerem. Por isso, o foco precisa ser total em sua rede. “Se você tentar tirar um competidor do seu negócio é game over, essa é uma batalha desnecessária”, explicou.
Uma das maneiras de ficar fora dos 73% é a inovação, por isso a palestra focou muito em branding, rede social e outras tendências culturais de marketing que ajudam a entender o negócio e a prosperar em um mundo corporativo.
“A marca precisa entender o cliente e entender como as condições externas vão envolver o cliente no seu ‘mundo’ ’’, afirmou o palestrante. Por isso, todo o marketing precisa ser focado na empresa e na indústria.
Os hábitos do consumidor devem ser um dos focos principais da empresa, que precisa ficar atenta ao que interessa o seu cliente e adaptar a marca a isso. “O consumidor é o objetivo principal da sua marca e deve sempre ficar em primeiro plano”, explicou.
A Pixar, produtora de desenhos que faz parte da Disney, foi um dos exemplos citados pelo palestrante. Segundo ele, além de vender animações, a empresa tem atributos funcionais e emocionais que se conectam com o espectador e aumentam a conexão com a marca.
“Uma marca deve envolver, deve ter qualidade e o desejo de identificação comportamental e social”, disse LaForge, explicando que o relacionamento com o espectador envolve, também, entendê-lo por meio das redes sociais.
Agregar valor à marca é um dos fatores que a fazem crescer aos olhos da sociedade e, por isso, celebridades são importantes nesse momento. O executivo deu como exemplo a Coca-Cola. “O presidente toma Coca, Liz Taylor toma Coca e você pode tomar uma Coca também”, afirmou.
Olhar para as mulheres também é fundamental. LaForge disse que muitas marcas esquecem a importância do lado feminino e lembrou que elas tem forte influência na sociedade.
Por fim, agregar valor à marca também pode ser feito por meio de iniciativas que contribuam com ações sociais e meio ambiente, que são bem vistos pela sociedade.
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