24 Abril 2020 | Fernanda Mendes
Starzplay, streaming da Lionsgate, quer ampliar capilaridade no Brasil e no mundo
A executiva Superna Kalle concedeu entrevista ao Portal Exibidor contando os próximos passos da plataforma
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Há cerca de dois anos nos Estados Unidos o mercado recebeu o serviço de streaming da STARZ, empresa midiática da Lionsgate.
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Aqui no Brasil, o STARZPLAY chegou timidamente em novembro do ano passado, e agora começa a tomar protagonismo entre as tantas opções de oferta de streaming. Por conta da quarentena, nas últimas semanas o total de horas assistidas no aplicativo aumentou em 30%.
O app da STARZPLAY pode ser encontrado em 50 países e recentemente também foi adicionado aos modelos de Roku TV e no serviço da Apple TV. A ideia é expandir cada vez mais a capilaridade da plataforma com novos parceiros.
A Vice-Presidente Executiva de Redes Digitais Internacionais da STARZ, Superna Kalle, concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal Exibidor contando os próximos passos da plataforma no Brasil e como enxerga o futuro do consumo em mídia para os próximos anos.
Superna Kalle já foi consultora para várias empresas de mídia e trabalhou por 16 anos na Sony Pictures Television. Hoje lidera as estratégias para a expansão internacional da marca STARZ. “A longo prazo, esperamos que as pessoas tenham de três a seis serviços de streaming em suas casas e nosso objetivo é fazer com que a STARZPLAY seja um deles”, contou ao Portal.
Confira abaixo a entrevista na íntegra:
Portal Exibidor: Como você avalia a chegada da STARZPLAY no Brasil? Qual o balanço que fazem desses quase cinco meses por aqui?
Nós trouxemos a STARZPLAY para o Brasil por meio de nosso próprio aplicativo em novembro do ano passado, com o objetivo de estabelecer nossa marca e construir uma base de assinantes. Desde o lançamento inicial, nós expandimos para duas importantes plataformas: Apple TV e Roku, e continuamos buscando novos parceiros. Lançamos recentemente uma campanha para divulgar nossa marca e promoções, que nos ajudou a crescer nossa presença significativamente. Estamos muito satisfeitos com a resposta antecipada à plataforma e com o nosso programa de curadoria oferecido até o momento e esperamos continuar desenvolvendo esse avanço.
Com a quarentena houve o aumento do consumo doméstico de conteúdo. Como vocês estão trabalhando frente a esse novo cenário? Houve um aumento de espectadores na STARZPLAY?
Nosso compromisso em fornecer uma ampla oferta premium e de curadoria de conteúdo para nossos assinantes, não mudou. Descobrimos que a audiência no Brasil aumentou desde o início da quarentena, e embora não temos esses dados das nossas plataformas parceiras, vimos o total de horas assistidas no aplicativo aumentar aproximadamente 30% nas últimas semanas. A esperança é que esses espectadores que navegaram em nosso serviço, fiquem para aproveitar os próximos lançamentos exclusivos que estamos preparando, incluindo a série original da STARZ “Hightown”, a dramédia “The Great”, nosso vasto catálogo de filmes e muito mais.
A STARZPLAY tem planos para expandir para mais 20 países. Acreditam que isso acontecerá ainda em 2020?
A taxa de expansão no ano passado foi bastante notável. Nós lançamos em 49 plataformas de 30 países em cerca de 18 meses. Agora estamos em 50 países e nosso foco é aprofundar nossa penetração em cada um desses países, trabalhando com nossos parceiros e expandindo nossos esforços de marketing.
Como os conteúdos locais podem ajudar nessa expansão?
Desenvolver e adquirir conteúdos locais tem sido uma importante peça em nosso crescimento e é algo que nós focaremos muito no futuro próximo para integrar ainda mais nosso serviço e oferecer uma programação completa para assinantes nos mercados locais.
Vimos ao longo dos últimos anos o surgimento de muitas plataformas de streaming como Amazon Prime Video, HBO Max, Disney+, Peacock, dentre outras. Como vocês lidam com essa concorrência?
A STARZPLAY visa ser um complemento a esses serviços, não um concorrente. Enquanto serviços como Netflix e Amazon buscam um portfólio de programação muito amplo, nosso conteúdo especificamente tem muita curadoria. Na STARZPLAY você encontrará milhares de horas de conteúdos premium, filmes com temas adultos e programas de TV. Indo de thrillers como a série de Stephen King “Castle Rock”, a série premiada “The Act”, até a ficção histórica “The Spanish Princess”. Com nossa abordagem focada na programação e nosso preço relativamente baixo comparado com os outros serviços, esperamos que os consumidores vejam a nossa plataforma como um complemento premium acessível aos outros serviços OTT que eles possam ter.
Como enxergam os próximos anos em relação aos hábitos de consumo dos espectadores, principalmente após essa pandemia?
A transição para a visualização de conteúdo em uma plataforma de streaming e em uma televisão tradicional a cabo ou satélite está em andamento nos EUA há vários anos...e nós vimos que começou a acelerar fora dos EUA também no último ano. Certamente agora que mais pessoas estão em casa, as plataformas de streaming se tornaram uma opção muito atrativa por conta da riqueza de conteúdo disponíveis e a STARZPLAY certamente viu o impacto disso também. A longo prazo, esperamos que as pessoas tenham de três a seis serviços em suas casas e nosso objetivo é fazer com que a STARZPLAY seja um deles.
Por fim, você gostaria de deixar um recado ao mercado de audiovisual do Brasil?
Estamos empolgados em fazer parte do ecossistema de entretenimento no Brasil e procuramos aprofundar nossa relação com parceiros e com os espectadores nos próximos meses e anos. Há muita oportunidade no Brasil e queremos crescer e apresentar à audiência tudo que a STARZPLAY tem a oferecer.
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