20 Março 2020 | Fernanda Mendes
Festival de Cannes decide adiar evento para depois de junho
Esta semana os organizadores ainda tentaram manter o evento
Compartilhe:
É oficial, o Festival de Cannes foi adiado. Nesta semana, os organizadores aviam confirmado que o festival permaneceria e haveria uma plataforma online para àqueles que não pudessem comparecer, mas, ontem à tarde o evento anunciou o adiamento, com previsão para acontecer após junho.
Publicidade fechar X
A coletiva de imprensa do festival, marcada para 16 de abril, também foi adiada. Ambas as novas datas serão anunciadas em breve.
A França está gravemente afetada pela pandemia do Coronavírus. “Nesse momento da crise de saúde mundial, nossos pensamentos vão para as vítimas do Covid-19 e queremos expressar nossa solidariedade para todo aqueles que estão lutando contra a doença”, diz o comunicado oficial.
Este é o primeiro adiamento de Cannes desde sua primeira edição após a Segunda Guerra Mundial, em 1946. Apenas em 1968 o festival foi cancelado por conta das revoltas estudantis em todo o país, apoiadas pelos ícones François Truffaut e Jean-Luc Godard.
Em entrevista à Variety, o presidente do júri do festival, Spike Lee, afirmou que concorda com o adiamento, mas não sabe a previsão de volta do evento. “Não vamos esquecer que este é o maior festival de filmes do mundo, o maior palco para o cinema, e eu serei o primeiro presidente negro do júri. Então, eu não posso fingir que sei o que acontecerá amanhã. Todo mundo precisa ficar ajoelhado e rezar, sairemos dessa, acharemos a vacina, e ficaremos de pé fisicamente, emocionalmente e financeiramente. Isso não é brincadeira, as pessoas estão morrendo”.
Compartilhe:
- 0 medalha