Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cine-semana

19 Março 2014 | Redação

Bilheteria aumenta após mudança no calendário de estreias

Exibidores contam suas experiências durante a primeira semana da alteração

Compartilhe:

(Foto: Paris)

A primeira semana da mudança no calendário de estreias foi bem agitada para os exibidores. Todos tiverem de correr para se enquadrar na nova rotina. No entanto, segundo alguns exibidores entrevistados pelo Portal Exibidor, não houve grandes problemas, nem impactos logísticos que prejudicassem o mercado.

Publicidade fechar X

“Por ser a primeira vez, foi um pouco tumultuada a elaboração da programação até porque tiveram salas que continuaram a estrear na sexta-feira. Quanto à nossa sala (Guaxupé) o público ainda não ‘percebeu’ bem a mudança”, disse Mauri Palos, do Cine 14 Bis.

Patrícia Cotta, da Kinoplex, explica que a programação teve que ser feita e enviada aos canais de comunicação com um dia de antecedência, o que fez com que tivessem de correr bastante para atender a toda demanda expressa pelo público através dos resultados.

“Montamos uma “pré-programação” com os resultados de quinta, contudo, como o público ainda não está habituado, o resultado dos filmes mudou muito após o fechamento do final de semana, o que fez com tivéssemos que fazer alguns ajustes na segunda. Mas, no final, deu tudo certo e não tivemos maiores problemas”, relata a gerente de marketing.

Bilheteria

O longa nacional Alemão ocupou a primeira posição no ranking Brasil entre as produções lançadas na mesma data. Lançado em 368 salas, o filme de José Eduardo Belmonte teve mais de 280 mil espectadores. Além dele, outros lançamentos entraram no Top 10 (Need for Speed, Ninfomaníaca 2 e Justin e a Espada da Coragem). Veja o ranking completo aqui.

Mas o primeiro lugar foi de 300: A Ascensão do Império. No Brasil, o filme manteve a liderança em seu segundo final de semana (535.096), ultrapassando a marca total de R$ 25,6 milhões desde o lançamento.

Segundo a Kinoplex, houve um aumento na bilheteria entre 20 e 30%. Comparada com a quinta de 27/02 - já que em 06/03 havia muitas pessoas que emendaram o feriado - o crescimento foi de cerca de 30% em público. Se comparado o final de semana prolongado (quinta a domingo), de 27/02 a 02/03 com 13/03 a 16/03, o aumento foi de cerca de 20% em público.

“Esses números são os primeiros indícios de que estamos no caminho certo, levando um público que já tem hábito de buscar opções de lazer na quinta-feira, a escolher o cinema”, informa Patricia Cotta, gerente de marketing do Kinoplex.

“Na verdade, acho que ainda é cedo para avaliar o impacto desta mudança. Pois ainda estamos na primeira semana. Não tivemos problemas em receber as cópias, tão pouco com o envio das rendas. Para nós pequenos exibidores e para o público, vejo a mudança de forma muito positiva e sem grandes impactos de logística”, ressalta Mauri Palos, do Cine 14 Bis.

Silvio Brittis, do Cine A, conta que também não teve problemas de programar para quinta-feira, pelo contrário, considera que esta mudança vai melhorar muito o trabalho e as rendas. “Vai facilitar bastante quanto ao recebimento das cópias , pois se houver algum problema de despacho, conseguiremos entrar na sexta ainda sem perder o fim de semana. Isso pra nós , pequenos exibidores faz muita diferença , sem falar que a semana rende muito mais. Já em relação à bilheteria não constatamos melhora, mas acredito sim numa melhora considerável”, finaliza Silvio G Brittis, do Cine A.

Na próxima edição da Revista Exibidor você confere uma reportagem completa sobre o assunto.

Compartilhe:

  • 0 medalha