19 Fevereiro 2020 | Renata Vomero
Mulheres são maioria no comitê de seleção de Cannes 2020
Festival foi primeiro a assinar termo por igualdade de gênero em 2018
Compartilhe:
Os responsáveis pelo Festival de Cannes 2020 divulgaram a lista dos membros do comitê de seleção do festival e pela primeira vez ele será formado por mais mulheres do que homens. Essa é uma movimentação que vem acontecendo desde 2018, quando Thierry Frémaux assumiu o controle do festival e assinou um termo de compromisso por igualdade de gênero, tornando Cannes o primeiro festival internacional a assinar o documento e colocar suas propostas em ação.
Publicidade fechar X
O comitê é formado por nove profissionais da área de cinema, responsáveis por escolher, junto ao júri, os principais filmes exibidos no festival. Agora, os nove membros são: Virginie Apiou, Paul Grandsard, Laurent Jacob, Stéphanie Lamome, Éric Libiot, Lucien Logette, Johanna Nahon, Guillemette Odicino e Caroline Veunac.
Desde que Frémaux assumiu exclusivamente a direção do festival, vem tentando trazer igualdade de gênero para o evento, assim como também maior representatividade étnicas. O júri vem sendo bem equilibrado em termos de gênero nos últimos anos, assim como a presença de mulheres na direção dos longas selecionados e premiados.
Neste ano, Cannes anunciou que quem presidirá o júri será o diretor Spike Lee. O festival acontecerá entre os dias 12 e 29 de maio.
Compartilhe:
- 0 medalha