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17 Março 2014 | Redação

Resumo dos últimos dois dias da RioContentMarket

Feira teve palestras da RioFilme e conversa com Brett Martin

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(Foto: Divulgação)

Os últimos dois dias da RioContentMarket trouxeram discussões importantes para o setor audiovisual brasileiro. Entre elas uma palestra da RioFilme, que apresentou números de desempenho e novos editais de financiamento, e uma conversa com Brett Martin, autor de livro que analisa séries como Mad Men e Breaking Bad, que explicou a “nova era de ouro” da TV norte-americana. 

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A quinta-feira (13) começou com uma discussão sobre como a Lei 12.485 - que exige o empacotamento de um Cabeq (canais brasileiros que exibem majoritariamente conteúdo nacional) para cada três canais de espaço qualificado - ajudou no crescimento desses canais na televisão por assinatura. Em seguida, continuando a discussão da Lei 12.485, os canais internacionais mostraram bom retorno com o conteúdo nacional, mas ainda enfrentam dificuldades no cumprimento dessa lei, que obriga o canal a cumprir cotas de conteúdo nacional. Segundo eles, há dificuldades com o excesso de burocracia e o tempo que se perde entre a aprovação de um projeto e a aprovação e liberação de recursos para filmá-lo.

RioFilme, representada por Adrien Muselet, aprofundou em detalhes o funcionamento da agência, que vem passando por forte revitalização desde 2009. “Em 2008 financiamos 22 projetos cariocas. Já em 2013, o número havia saltado para 124. Apenas para produção de filmes, no último ano a RioFilme desembolsou R$ 19,6 milhões. Dos 10 filmes nacionais mais vistos no ano passado, oito tinham apoio da agência”, afirmou Musselet. 

Muselet também apresentou o desempenho de um novo mecanismo para adesão de produtoras ao financiamento da RioFilme, que funciona de maneira automática. “É impessoal, transparente e sem subjetividade. O foco está na empresa e não no projeto”. Para 2014, serão destinados R$ 44,5 milhões: R$ 22 milhões para cinema, R$ 12 milhões para televisão e R$ 1,5 milhão para mídia digital. “Agora o produtor carioca de televisão vai ter a mesma ajuda que aquele do cinema. A única coisa que não fazemos é financiar completamente o trabalho, é preciso a entrada também da iniciativa privada”.

Ao final do dia, houve um anuncio da Cinegroup, que revelou uma coprodução com uma produtora da África do Sul; o SBT explicando que pretende ter mais produções nacionais em sua grade em 2014; e uma discussão sobre a TV do terceiro milênio com a presença de Marcelo Tas (CQC).

O último dia da feira, sexta-feira (14), começou com um debate sobre a TV pública e, depois, a Globo, a Futura e a Globo filmes falaram da diversidade de parcerias e modelos de negócio. 

Jeff “Swampy” Marsh, criador do desenho Phineas & Ferb, falou do sucesso do programa e da dificuldade de entrar no mercado. “Dan (Potenmire, co-criador) estava tentando emplacar outro programa na Disney quando me perguntou se eu tinha alguma coisa. Nove meses depois, a Disney ligou dizendo que queria o show”, afirmou durante sua palestra. 

Uma das palestras mais aguardadas, Brett Martin, autor do livro Homens Difíceis - que explora os bastidores de séries como Mad Men, Família Soprano Breaking Bad - explicou a uma sala lotada os elementos que tornaram possível o surgimento de séries inovadoras na TV norte-americana ao longo dos últimos anos. Entre diversas delas, a identidade autoral dos criadores e uso maior de cenas violentas é fator comum.

Por fim, Pierre Lévy apresentou o painel A Mídia Algorítmica e Seu Conteúdo. Um dos filósofos pioneiros a abordar questões da cibercultura, ele explicou que a velocidade das transformações no ambiente cibernético torna quase impossível a previsão exata do que será a internet nas próximas décadas. “Em 1994, considerado ano zero da web, 1% da população mundial estava conectada. Hoje, 20 anos depois, são 35%. Se formos capazes de medir a velocidade da evolução passada, teremos uma ideia da velocidade da revolução no futuro. As pessoas conectadas podem facilmente emitir informação, além de receber”, afirmou.

Confira aqui uma galeria especial dos dois primeiros dias da RioContentMarket.

Veja como foi o primeiro e o segundo dia do evento.

A feira de 2015 já tem data para ser realizada: 25 a 27 de fevereiro.

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