Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Novidade

24 Janeiro 2020 | Renata Vomero

Vitrine Filmes lança filme de hit da internet

Personagem Bruno Aleixo foi criado em 2008 e ganhou as redes do mundo todo com seu humor ácido

Compartilhe:

(Foto: Vitrine Filmes)

Em 2008, Portugal passou a conhecer Bruno Aleixo, um cachorrinho feito em animação, muito fofo, mas cheio de sarcasmo e comentários ácidos para destilar pela internet. O personagem ganhou o mundo, principalmente o Brasil, e agora tem seu primeiro longa O Filme do Bruno Aleixo, de João Moreira e Pedro Santo, que chegou nos cinemas nesta quinta-feira, 23 de janeiro.

Publicidade fechar X

O filme está sendo distribuído pela Vitrine Filmes aqui no Brasil, e foi escolhido depois de já ter sido exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no fim de 2019, onde teve uma boa repercussão. No Youtube, o canal do personagem conta com mais de 6 milhões de visualizações e 200 mil seguidores no Facebook. Os atores do Choque de Cultura também viraram fãs de Bruno Aleixo e já fizeram alguns vídeos sobre o cachorro. Por isso mesmo, o filme entra em cartaz com uma boa expectativa da distribuidora quanto a seu desempenho, que deve ser forte entre o público jovem e ávido por memes.

A Vitrine criou toda a sua estratégia de marketing com foco nessa audiência, o que tornou a divulgação basicamente toda voltada para o meio digital, usando e abusando da persona de Bruno Aleixo. “A estratégia foi manter o humor dos vídeos do YouTube e página no Facebook e focar no marketing digital e peças de vídeo. Trabalhamos em contato direto com os criadores do personagem, para manter o tom do humor. Também não temos pudor na campanha. Bruno Aleixo reclama de não ser indicado ao Oscar, responde os comentários nas redes sociais de forma irônica e engraçada, dialoga com os memes brasileiros”, explicou Felipe Lopes, diretor da Vitrine Filmes.

Na história, Bruno Aleixo decide produzir um filme com os amigos, então, convoca uma reunião nonsense para que eles discutam as ideias. Seus amigos são O Homem do Bussaco (espécie de monstro peludo, tipo Chewbacca), Busto (um busto de Napoleão) e Renato Alexandre (inspirado em O Monstro da Lagoa Negra).

O cineasta português João Moreira falou sobre a universalidade da trama. “O filme continua a ter como referência as pequenas coisas do cotidiano, mas centra-se mais no imaginário comum do cinema, do que propriamente no imaginário comum popular português”.

Com isso, o filme está sendo lançado estrategicamente no Brasil nas principais praças onde há maior concentração de fãs do personagem. Em sua primeira semana, o filme tem presença em cinco cinemas do país, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Curitiba e Londrina.

“Lançamos no cinema em um número limitado de salas, em praças em que o personagem tem mais seguidores na internet para trabalhar de forma mais eficaz o nicho do filme. Passando a janela de cinema, vamos manter o foco no marketing digital para trabalhar TVOD e estamos negociando atualmente com canais de Pay TV”, elucidou Lopes.

O Filme do Bruno Aleixo tem produção da Som e Fúria em parceria com a SIC Radical. E, como brincam os diretores, teve estreia mundial simultânea no Brasil e Portugal.

Confira o trailer do filme:

 

Compartilhe:

  • 0 medalha