14 Março 2014 | Redação
Resumo do segundo dia da RioContentMarket
Dia contou com palestra do criador da série "Game of Thrones"
Compartilhe:
O segundo dia da RioContentMarket foi realizado nesta sexta-feira (13) e foi marcado pelas palestras de Dan Weiss, criador da série Game of Thrones, dos sócios do canal Porta dos Fundos, que falaram sobre o seu modelo de negócio na web, e da Secretaria do Audiovisual, que falou sobre o FSA (Fundo Setorial do Audiovisual).
Publicidade fechar X
Durante a manhã, a Apex-Brasil apresentou a marca “Brasil Beyond”, que representa uma nova estratégia de posicionamento do país para o mercado internacional sob o ponto de vista de negócios. “O trabalho foi iniciado há dois anos. Queríamos identificar como estava o posicionamento do Brasil no mercado internacional”, afirmou o gerente executivo de marketing da Apex-Brasil, Fábio Galvão.
Em seguida foi realizado um debate sobre a Lei 12.485, que trouxe novas regras para o setor de TV por assinatura no país, incluindo a obrigatoriedade de cotas de produção nacional em canais internacionais. O debate levantou pontos positivos e negativos da lei e falou sobre sua rentabilidade. “A rentabilização do produto de televisão é diferente do cinema. No cinema é a bilheteria. Para a gente leva um tempo grande. Há que se pensar que tem um tempo diferente também para a entrega”, disse Mauro Garcia, diretor executivo da ABPITV.
Outro debate do dia foi sobre a “Programação da TV Pública” com o presidente da TV Cultura, Marcos Mendonça, que anunciou a abertura de mais três canais do grupo, sendo dois para a TV fechada e um na plataforma digital.
O momento mais esperado do dia foi a palestra de Dan Weiss, criador da série Game of Thrones. Ele revelou como entrou em contato com a obra do escritor George R. R. Martin, Chronicles of Ice and Fire, que deu origem à série .
“David [Benioff, cocriador] começou a ler o primeiro livro e passou pelas primeiras 20 páginas. Eram muitos nomes e localidades como Esteros e Westeros, e ele estava prestes a desistir quando aconteceu algo na história que envolvia um menino e uma janela – não vou contar spoilers para quem ainda não assistiu. Aquilo abriu os olhos dele. ‘Você precisa ler esse livro’. Eu li o primeiro volume em dois dias”, afirmou Weiss.
Mais tarde os sócios do Porta dos Fundos explicaram como lucram com um canal de web e falaram de suas três principais frentes de negócio: as propagandas veiculadas antes dos vídeos no YouTube, processo gerenciado junto ao Google, as empresas que fecham parcerias para product placement dentro das esquetes e o licenciamento de produtos como DVDs, livros e camisetas.
Representantes da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo falaram sobre a agenda de 2014.
Por fim, palestras com o CEO da Viacom mostrou tendências que norteiam a rede de entretenimento global; a PlayTV apresentou sua nova programação; a Discovery explicou que ainda procura temas locais para produção de programas nacionais; e houve uma palestra da RioCriativo, que tem como objetivo desenvolver a economia criativa nas cidades fluminenses, já que a atividade criativa representa 4% do PIB do estado.
Segundo Mario Borgneth, secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, o ano será de aprofundamento das políticas da SAv e da Ancine, principalmente o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Serão investidos cerca de R$ 70 milhões em editais.
Confira aqui uma galeria especial dos dois primeiros dias da RioContentMarket.
Veja como foi o primeiro e os últimos dois dias do evento.
A feira de 2015 já tem data para ser realizada: 25 a 27 de fevereiro.
Compartilhe:
- 0 medalha