Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Conteúdo

10 Janeiro 2020 | Renata Vomero

Cinema evento ganha destaque em 2019

Fathom Events e Trafalgar Releasing mostram bons resultados no ano

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Com a chegada de 2020, as companhias passam a divulgar seus balanços de 2019 e chama a atenção o quanto o “Cinema Evento” vem ganhando cada vez mais destaque no mercado exibidor e entre o público. Tanto a Fathom Events, quanto a Trafalgar Releasing, ambas distribuidoras norte-americanas deste tipo de conteúdo, revelaram ter batido recordes em 2019.

Publicidade fechar X

A Fathom Events bateu seu próprio recorde de 2018 e pelo terceiro ano consecutivo. A receita de bilheteria da companhia em 2019 foi de US$80 milhões. A venda de ingressos também aumentou, cerca de 5,7% com relação ao ano anterior. Além disso, foram 150 títulos distribuídos em 244 eventos domesticamente.  Mais de 25 desses títulos ultrapassaram a bilheteria de US$1 milhão e sete de US$2 milhões, algo inédito para a companhia. Globalmente, foram feitos 25 eventos em 45 países, 10 eventos a mais do que no ano anterior.

Alguns dos destaques do ano foi a exibição de clássicas séries, como Friends, I Love Lucy e Twilight Zone, que somaram uma frequência de cerca de 370 mil frequentadores. Em 2020, a Fathom Events já começou o ano com a exibição de Doctor Who, com entrevista ao vivo com a protagonista Jodie Whittaker.

“A Fathom Events está pronta para o cinema da próxima geração com um ano recorde em 2019. Continuamos a oferecer narrativas inovadoras, robustas e de alta qualidade para os espectadores, enquanto ajudamos nosso conteúdo, distribuição, exibição e parceiros a excederem significativamente as metas de receita. À medida que continuamos a expandir com novos conteúdos e parceiros em várias categorias, esperamos um sucesso ainda maior no ano que vem”, disse o CEO da Fathom Events, Ray Nutt, em release enviado à imprensa.

A Trafalgar Releasing também tem muito o que comemorar já que também bateu seu próprio recorde em 2019. A empresa acelerou seus planos de expansão em 2019, distribuindo para mais de 120 países, o que representou um aumento de 13% com relação a 2018; e em mais de 8 mil cinemas, um aumento de 48%.

No ano passado, a empresa também adquiriu a concorrente More2Screen, o que também ajudou a impulsionar os números no ano. Outro recorde batido pela Trafalgar em 2019 foi o de maior bilheteria para um conteúdo de cinema evento, com o Bring the Soul: The Movie (filme com a banda sul-coreana BTS), que fez mais de US$ 24 milhões de arrecadação no mundo todo.

Boa parte do conteúdo da companhia é voltado a shows, no ano passado também foram distribuídos conteúdos do Gorillaz, The Cure, Depeche Mode, Roger Waters, Metallica, Shakira, and Slayer. O destaque rendeu a Trafalgar o prêmio de Companhia de Cinema Evento do Ano no Screen Awards, pela distribuição de The King and I: From the London Palladium, feito em parceria com a Trafalgar Entertainment.

"Estamos ansiosos para continuar explorando as possibilidades do cinema evento, reunindo públicos de todo o mundo para desfrutar de momentos únicos na tela grande", comentou  Marc Allenby, CEO da Trafalgar Releasing, em comunicado à imprensa.

Compartilhe:

  • 0 medalha