08 Janeiro 2020 | Thais Lemos
As apostas dos exibidores para o cinema em 2020
Redes de cinema se mostram otimistas com as estreias deste ano
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Após um ano turbulento no setor cinematográfico, os exibidores mostram-se confiantes para as estreias de 2020, que prometem levar às telonas grandes franquias, como 007 (Universal), Minions (Universal) e Turma da Mônica (Downtown/Paris), passando por histórias inspiradas nas HQs, como Mulher-Maravilha 1984 (Warner Bros.), Viúva Negra (Disney) e Aves de Rapina (Warner Bros.) , até novas apostas, como Eduardo e Mônica e Jojo Rabbit.
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Para Marcelo J. L. Lima, CEO da Tonks, esse ano não terá picos de lançamentos como aconteceu com O Rei Leão e Vingadores: Ultimato, ambos da Disney, em 2019. “Será mais democrático. Todas as distribuidoras têm bons títulos, que somando tudo, aposto que dará uma renda maior que do ano passado. Tudo dependerá de ações diferenciadas dos exibidores e das distribuidoras para promover cada um desses filmes”.
Tanto para o executivo como para os exibidores, entre os filmes que podem surpreender positivamente estão Um Lugar Silencioso – Parte II (Paramount) e os lançamentos nacionais A Menina Que Matou os Pais e O Menino Que Matou Meus Pais, da Galeria Distribuidora. Além disso, um longa nacional bastante citado entre as redes de cinema foi No Gogó do Paulinho (Downtown/Paris), que estreia em 12 de março.
“Terá também a animação Scooby! O Filme (Warner Bros.), Velozes e Furiosos 9 (Universal), e outro filme da Patrulha Canina (Paris), que deve ser lançado em salas estrategicamente escolhidas, mas vai fazer uma média interessante”, explica Lima. O CEO da Tonks conta que sua visão é completamente otimista para 2020, "partindo do ponto que a economia do Brasil está crescendo e temos títulos para todos os gêneros”.
A maioria dos exibidores entrevistados também compartilha dessa ideia positiva. Confira abaixo as apostas do mercado exibidor para este ano:
Cinépolis
Eduardo Chang, diretor de programação da Cinépolis, aposta nos títulos nacionais, como Minha Mãe É Uma Peça 3 (Downtown/Paris), que estreou na última semana de 2019, mas segue com ótima performance nos cinemas, Eduardo e Mônica (Downtown/Paris) e No Gogó do Paulinho. Turma da Mônica: Lições (Downtown/Paris) e Detetives do Prédio Azul 3 – Uma Aventura no Fim do Mundo (Downtown/Paris), que tiveram bons resultados com seus filmes anteriores, devem manter uma boa média, como analisa o executivo.
“Os filmes A Menina Que Matou os Pais e O Menino Que Matou Meus Pais são polêmicos e podem gerar curiosidade nos espectadores”, disse Chang em relação às apostas da Cinépolis.
Já entre os internacionais, Viúva Negra e Os Eternos (Disney), que darão início a nova fase do Universo da Marvel, devem movimentar os cinemas. “Não teremos títulos de grande potencial como tivemos ano passado, mas apostamos muito nos filmes médios que podem superar as expectativas e fazer com que a gente feche o ano próximo aos resultados de 2019”.
Em relação aos blockbusters esperados pelos espectadores, como Velozes e Furiosos 9, Mulher-Maravilha 1984, Minions 2 e Aves de Rapina, há uma expectativa de uma forte performance. “Assim como Jumanji – Próxima Fase (Sony) e Bob Esponja: O Incrível Resgate (Paramount)”, analisa Chang.
Kinoplex
A Kinoplex aposta nas grandes produções, como Jumanji – Próxima Fase (Sony), Aves de Rapina (Warner Bros.), Mulan (Disney), Minions 2 (Universal), Velozes e Furiosos 9 (Universal), Mulher-Maravilha 1984 (Warner Bros.), Sonic: O Filme (Paramount), Detetives do Prédio Azul 3 – Uma Aventura no Fim do Mundo (Downtown/Paris) e Turma da Mônica: Lições (Downtown/Paris).
“Sempre trabalhamos para que cada filme tenha um desempenho significativo ao Kinoplex, mas acreditamos que Soul, animação da Pixar, e a sequência Top Gun: Maverick (Paramount) podem surpreender e fazer números muito fortes de bilheteria”, declarou Flavio Carvalho, gerente de programação da rede.
O profissional também avalia que o desempenho do início do ano tem sido exatamente como o esperado. “Nossa expectativa é que o restante do primeiro semestre siga pelo mesmo caminho, com grandes filmes de franquias e aguardadas produções nacionais e internacionais indo muito bem nas bilheterias”, completou Carvalho.
Espaço Itaú de Cinema
O Espaço Itaú de Cinema aposta tanto em filmes de nicho, como blockbusters.
Beatriz Schimidt, diretora geral da rede, citou longas como Os Miseráveis (Diamond), Retrato de Uma Jovem em Chamas (Supo Mungam) e Jojo Rabbit (Disney) como os filmes que devem se destacar no circuito de arte. “Acreditamos que o início do ano trará bons filmes para este nicho”, declarou em entrevista.
Entre as apostas de filmes grandes, estão 1917 (Universal), que vem ganhando notoriedade em grandes premiações, Mulan (Disney), Mulher-Maravilha 1984 e 007 – Sem Tempo Para Morrer. A rede também menciona filmes nacionais como apostas do ano, como Eduardo e Mônica e Detetives do Prédio Azul 3 – Uma Aventura no Fim do Mundo.
Mas também há filmes que chegam no circuito e surpreendem a bilheteria. Beatriz acredita que esse pode ser o caso de Um Lugar Silencioso – Parte II, Top Gun: Maverick (Paramount), Minions 2, Tenet (Warner Bros.) e Mamonas Assassinas – O Filme (Imagem).
“Estamos com uma boa perspectiva, pois temos um line-up com um bom mix entre grandes lançamentos, que continuarão deslocando grande público para o cinema, e bons filmes independentes e nacionais”, concluiu a diretora.
Cinesystem
Segundo a Cinesystem, todas as distribuidoras apresentam boas expectativas para 2020. Entre os internacionais Jumanji – Próxima Fase, Aves de Rapina, Mulan, Viúva Negra, Velozes e Furiosos 9, Mulher-Maravilha 1984, Soul (Disney), Sonic: O Filme (Paramount), Jungle Cruise (Disney), Os Eternos (Disney) e Minions 2 foram os citados como destaques.
“Mas temos uma grande expectativa para os títulos nacionais, que em 2020 vem muito forte, como Eduardo e Mônica, No Gogó do Paulinho e Turma da Mônica: Lições, que prometem muito”, disse Valdinei Strapasson, gerente de programação da Cinesystem.
A exibidora também tem boas expectativas para Tenet, Os Novos Mutantes (Disney) e Top Gun: Maverick. “Em linhas gerais, temos uma previsão de queda, mas também uma mudança no perfil dos filmes, muitos filmes médios e um aumento de diversidade”, declarou Strapasson.
Cinemark
A exibidora não citou nenhum filme em específico, pois acredita que "a maior aposta da rede é no público, ao proporcionar uma experiência única do cinema”.
A Cinemark aproveitou para anunciar que continuará crescendo e modernizando suas salas e complexos, “proporcionando maior conforto e novidades aos frequentadores – seja por meio dos produtos da bombonière e das novidades lançadas ao longo do ano, dos conteúdos diferenciados e exclusivos, do app Cinemark e outras parcerias para atender sempre melhor aos fãs da sétima arte”.
Cine A
O Cine A acredita que 2020 será um ano girl power, levando para as telonas filmes que colocam mulheres e suas histórias como protagonistas, como é o caso de Mulher-Maravilha 1984, Aves de Rapina, Viúva Negra e Mulan, que inclusive têm sido esperados com muita expectativa pelo público, como mostra a pesquisa da Ingresso.com.
Segundo Sinézio Júnior, responsável pelo marketing da exibidora, 2020 será um bom ano para o cinema. “Teremos lançamentos internacionais todos os meses, o que dará um suporte legal. Teremos super-heroínas, animações... acreditamos que será um bom ano, que já começou com o pé direito com Frozen 2”.
Em relação às animações, além de Frozen 2 (Disney), diversos filmes podem conquistar o público. “Como Dois Irmãos – Uma Jornada Fantástica (Disney), Sonic: O Filme, Scooby! O Filme e Trolls 2 (Universal)”, disse Sinézio.
Terror é um gênero forte no Brasil, por isso o Cine A também revela que O Farol (Vitrine), Um Lugar Silencioso – Parte II, O Grito (Sony) e Invocação do Mal 3 (Warner Bros.) também estão entre suas apostas. No gênero aventura o executivo citou Jumanji – Próxima Fase, Top Gun: Marverick, 007 – Sem Tempo Para Morrer e Ghostbusters: Mais Além (Sony).
Já entre os nacionais, Sinézio acredita que além de Eduardo e Mônica, os dramas A Menina Que Matou Os Pais e O Menino Que Matou Meus Pais levarão bastante público aos cinemas. “Acredito que é um tema polêmico e as pessoas gostam muito disso”, disse.
Moviecom
Para Gustavo Ballarin, responsável por operações e marketing da Moviecom, a expectativa para o ano é de otimismo. “Os filmes estão bem distribuídos ao longo do ano e com uma perspectiva boa para os filmes médios”, declarou.
As principais apostas da rede são Velozes e Furiosos 9, Mulher-Maravilha 1984 e Minions. Já entre os nacionais, No Gogó do Paulinho e a sequência Turma da Mônica: Lições foram os eleitos.
Top Gun: Marverick também foi mencionado pela exibidora como um longa que pode surpreender o mercado, bem como o terror Um Lugar Silencioso – Parte II.
Grupo Cine
O Grupo Cine tem os blockbusters como principais apostas do ano, como as animações Frozen 2 e Minions, sequências que conquistam adultos e crianças, Mulher-Maravilha 1984, que tem Gal Gadot no papel principal, Aves de Rapina, mostrando a força do universo feminino da DC, e a franquia de longa data, Velozes e Furiosos 9.
Já em relação ao cinema nacional, a exibidora acredita que Minha Mãe é Uma Peça 3, que estreou no final de 2019, continua forte no circuito e terá a maior bilheteria no seguimento.
Na visão de Bruna Pescara, responsável pelo marketing da rede,a animação Scooby! O Filme pode ser uma surpresa de bilheteria para o mercado. “A franquia é bastante interessante e tem um público bem amplo que pode ser explorado de diversas formas”.
“Estamos conscientes de que este ano o faturamento de bilheteria será menor que 2019, mas apostando muito em franquias e alguns novos lançamentos que nos chamaram muita atenção e podem nos render bons resultados", avaliou Bruna.
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