08 Janeiro 2020 | Fernanda Mendes
Segundo Ancine, público nos cinemas aumentou 7,6% em 2019
Agência antecipou o anúncio dos números do ano que passou nesta quarta
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A Ancine (Agência Nacional do Cinema) divulgou nesta quarta-feira (8) o relatório da frequência dos cinemas brasileiros em 2019. Segundo a agência, foram 172,2 milhões de ingressos vendidos, um aumento de 7,6% em relação a 2018.
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Os filmes nacionais também tiveram uma ótima performance com um aumento de participação de mercado de 7,83% e um crescimento de renda de 12,9%, totalizando R$ 315 milhões. Apesar disso, o número de lançamentos em 2019 foi menor, com 327 títulos, cerca de 10,9% abaixo que em 2018.
Os lançamentos estrangeiros também sofreram uma pequena baixa (-1,75%) totalizando 560 filmes. Os três longas de maior público do ano foram Vingadores: Ultimato (19,2 milhões de ingressos), O Rei Leão (15,8 milhões) e Coringa (9,4 milhões).
Dos brasileiros, Nada a Perder 2 aparece na oitava posição com (5,2 milhões de tickets), Minha Vida em Marte em 11º lugar (4,3 milhões), Minha Mãe É Uma Peça 3 que estreou na última semana de 2019 e se destaca na 17ª posição com 2,5 milhões de ingressos e, logo em seguida, vem Turma da Mônica – Laços com 2,094 milhões. Todos esses filmes tem distribuição Downtown/Paris e estão acima de grandes filmes como Homem-Aranha no Aranhaverso (Sony) que fez 2,027 milhões e Pets: A Vida Secreta dos Bichos 2 (Universal) com 1,891 milhão.
No mercado em geral a renda de bilheteria foi de R$ 2,7 bilhões, um aumento de 13% em relação à 2018. “Isso se explica em parte pelo aumento do preço médio do ingresso, que subiu 5,54%, acima portanto da inflação estimada para o período (4%). Mas os números também indicam um aquecimento do mercado”, diz o comunicado da agência.
Em relação ao número de salas do parque exibidor, os dados não são tão animadores, já que o ano de 2018 contabilizava 3.194 salas e em 2019 o número passou para 3.201.
Para ver mais detalhes do relatório, acesse o link.
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