19 Dezembro 2019 | Janaina Pereira, do Rio de Janeiro
RioMarket debate o atual momento do mercado audiovisual
Com um público menor do que em anos anteriores, o evento manteve suas palestras
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Depois de ser adiado duas vezes, devido à falta de verbas para sua realização, o Festival do Rio está acontecendo graças a uma Benfeitoria, onde pessoas físicas e jurídicas puderam oferecer apoio financeiro para o evento. Desse dinheiro arrecado, foi possível também realizar o RioMarket, o braço de negócios do Festival, que terminou no último dia 15 – o Festival do Rio vai até hoje (19).
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As palestras e oficinas do RioMarket aconteceram no Othon Palace, em Copacabana. Profissionais de toda a cadeia produtiva debateram sobre novas tecnologias, comportamento do público, legislação, formatos de investimentos, tendências em formato de conteúdo, alteração na lei de audiovisual, produção independente, entre outros temas.
Segundo Walkíria Barbosa, diretora do evento, o formato do RioMarket não teve alteração mesmo com as dificuldades financeiras. “Oferecemos ao público a oportunidade de discutir temas essenciais para o setor, com os principais nomes do cenário audiovisual brasileiro promovendo debates atuais e propositivos”.
Com um público menor do que em anos anteriores, o evento manteve suas palestras, workshops e rodadas de negócios, que atraíram profissionais do mercado. Um dos destaques da programação foi o painel “O Papel da Comunicação na Sociedade Moderna”, que contou com a participação dos jornalistas Dora Kramer, da Veja, Renée Castelo Branco e Luiz Eduardo Garcia, ambos da GloboNews.
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Outro destaque foi a presença da atriz Cleo Pires, que falou sobre “Cleo on Demand”, o seu projeto de conteúdo para o IGTV que, desde a estreia em outubro, já foi visto por seus 11 milhões de seguidores do Instagram. O projeto tem capítulos que abordam temáticas sociais, artísticas e culturais. “Esse projeto veio da minha vontade e de uma equipe de fomentar a produção de conteúdos sobre temas que achamos que precisam ser mais discutidos”, explicou a atriz, que também é produtora executiva do conteúdo.
Quem também esteve no RioMarket foi Debora Ivanov, uma das principais produtoras do audiovisual brasileiro, responsável por filmes como Que Horas Ela Volta? e O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias. Ela presidiu o Fórum Nacional de Lideranças Femininas no Audiovisual, que trouxe dados do setor para o debate, além de ampliar a percepção e inspirar a ação dos profissionais do audiovisual brasileiro quanto às questões de gênero.
Já o painel “Por que a liberdade de expressão é fundamental para a criação de conteúdo?” contou com a presença da presidente da Spcine Lais Bodansky, do jornalista Pedro Doria e do advogado Marcelo Goyanes, que falou sobre a garantia da liberdade de expressão desde a nossa primeira constituição, de 1824. Ele frisou que esse é um tema que não pode ser mudado. “Nessa não mexem, é cláusula pétrea”. Mas Laís Bodansky advertiu. “Tudo é possível, e há movimentos para acabar com o pensamento no país”.
Embora não tenha sido divulgado números recentes do mercado audiovisual, a importância do setor e a relevância da cultura para a formação dos cidadãos foram temas presentes em todos os dias do RioMarket.
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