13 Março 2014 | Redação
Primeiro dia da RioContentMarket conta com palestra do criador de "Homeland"
Evento será realizado até o dia 14 deste mês
Compartilhe:
A RioContentMarket teve início ontem (12), no Rio de Janeiro. O encontro foi marcado por diversos eventos e, entre eles, uma conversa com Gideon Raff, criador da série Homeland, e um painel para discussão sobre a situação atual da comédia brasileira.
Publicidade fechar X
Na parte da manhã, Luciane Gorgulho, chefe do departamento de cultura, entretenimento e turismo do BNDES, participou de um evento realizado pela ABPITV, apresentando a profissionais do audiovisual os projetos da agência de fomento voltados ao desenvolvimento do setor, que vive um período bastante promissor. “O movimento que começou em 2010 e vai até 2020 vai ser a era do audiovisual”, afirmou.
O orçamento do Procult para 2014 é de R$ 2 bilhões. Tendo em vista essas premissas de desenvolvimento do setor, algumas mudanças foram feitas para o acesso aos recursos, com base em estudo conceitual e levantamento internacional. Entre as mudanças estão o investimento em inovação. As produtoras audiovisuais devem possuir núcleo de pesquisa de mercado, pesquisa e desenvolvimento de personagens, marcas, formatos originais e desenvolvimento de conteúdos multiplataforma.
Pouco depois, Gideon Raff falou sobre Homeland, sendo sabatinado por Alexandre Sivolela, sócio-diretor da Segunda-Feira Filmes, e o diretor dinamarquês Nikolaj Scherfig. Ele comparou a produção da série nos EUA e em Israel, onde a série foi produzida originalmente, e falou sobre a importância de colocar algo pessoal em sua história.
Mais tarde, o diretor de Entretenimento do Youtube, Alex Carloss, foi o anfitrião do painel YouTube Business, que teve como convidados Ian SBF, um dos fundadores e roteirista do Porta dos Fundos; Edgar Diniz, CEO do canal Esporte Interativo, e Juliano Prado e Marcos Luporini, criadores e diretores da Galinha Pintadinha. Ele lembrou que o Brasil é o segundo maior mercado do mundo para o site de streaming de vídeos que, diariamente, transmite o equivalente a cinco mil anos de vídeos globalmente. “Diferente da audiência que recebe passivamente aquilo que passa na TV, o fã escolhe como e onde consumir o que lhe agrada. Ele rompe fronteiras e, além disso, como observamos hoje, se tornam os talentos que queremos ver.
Durante o encontro, o diretor comercial da RioFilme, Adrien Musselet apresentou a nova parceria do órgão com o YouTube: uma linha de financiamento para criações de séries cuja capacitação será oferecida pelo site. O valor completo do aporte do programa é de R$ 1,5 milhão (leia mais aqui).
Houveram, também, palestras com os canais Cartoon Network e Nicklodeon; uma do IBOPE, que revelou que vai monitorar a audiência de programas gravados; uma sobre a importância do Conteúdo original e integridade para a publicidade; uma sobre empresas que constroem o bem-estar social e a Piada em debate, que falou sobre a situação do humor nacional.
Confira aqui uma galeria especial dos dois primeiros dias da RioContentMarket.
Veja como foi o segundo e terceiro o dia do evento.
A feira de 2015 já tem data para ser realizada: 25 a 27 de fevereiro.
Compartilhe:
- 0 medalha