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06 Dezembro 2019 | Fernanda Mendes

Pesquisa analisa como levar mais jovens ao cinema; confira os resultados!

NATO entrevistou 45 membros do Young Members Committee (YMC)

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*Imagem Meramente Ilustrativa (Foto: Brisbane Kids)

A NATO (National Association of Theatre Owners) divulgou sua primeira pesquisa com seu comitê de jovens, o Young Members Committee (YMC), com o intuito de entender o que a nova geração de espectadores pensa sobre a indústria de exibição cinematográfica.

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Foram 45 membros entrevistados divididos entre empresas que iam de 1 a 500 telas.

Entre as respostas sobre os as oportunidades mais significativas para a indústria, de 1 a 5 pontos, a oferta de bebidas alcóolicas nos complexos levou a nota de 4.4, e outros tópicos que também tiveram notas altas foram mais diversidade na frente e atrás das câmeras, automatização e inteligência artificial, e assentos reclináveis. Surpreendentemente, e-sports e realidade aumentada tiveram as menores notas.

Na área de distribuição de filmes, um dos itens que teve nota alta foi a questão de conteúdos que possam funcionar bem globalmente e não só domesticamente, além da sustentabilidade.

Outra pergunta interessante da pesquisa foi “Qual a melhor maneira de gerar uma paixão pelo cinema em crianças com menos de 12 anos?”. A “experiência” foi uma das palavras mais utilizadas nas respostas dos entrevistados, além de, claro, o conteúdo ser atrativo para essa faixa-etária.

Entre as oportunidades de experiência, os entrevistados sugeriram ofertas que engajem os espectadores, como cabines com fotos relacionadas aos filmes, arcade games e jogos, por exemplo. Aliás, um ponto importante é que os jogos devem ser interessantes tanto para as crianças quanto para os adultos, já que o dinheiro vem dos pais ou parentes.

Quando questionados sobre o impacto dos conteúdos curtos para a audiência com menos de 12 anos, a maioria dos entrevistados acreditam que ainda é muito cedo para dizer como isso pode ser utilizado. “Esse tópico será cada vez mais importante para a nossa indústria nos próximos anos, pois muitos analistas estão chamando a atenção sobre a diminuição da capacidade de atenção e o impacto que isso terá sobre a nossa cultura”, diz a pesquisa da NATO.

E como atrair esses jovens aos cinemas? Para a maioria, o buzz gerado nas redes sociais foi a resposta principal, enquanto as nomeações e prêmios em festivais foi o item menos citado.

Entre os tópicos que sugeriam os maiores riscos para o cinema, a janela curta se destacou como a resposta principal, com os diretores e atores criando conteúdo para serviços de streaming.

Sobre os gêneros mais queridos dos espectadores, animação e ação ganham mais pontos, enquanto produções independentes e documentários ficaram com menos pontos. Doze dos 45 entrevistados disseram “sim” quando questionados: “A dependência em filmes de franquias feitas pelas majors é ruim para a imagem da nossa indústria?”.

A ideia é que a NATO faça essa pesquisa regularmente.

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