23 Outubro 2019 | Renata Vomero
Estudo avalia resposta neurológica da experiência no cinema e em casa
Ação foi conduzida pela rede Showcase Cinema nos Estados Unidos
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O circuito Showcase Cinemas fez em agosto deste ano um estudo inovador que avalia a resposta neurológica dos participantes tanto no cinema, quanto ao assistir um filme em casa. O estudo, chamado The 2019 Showcase Cinemas Theater V Home Biometrics Study, mediu o nível de animação dos espectadores em ambos os ambientes. Segundo a análise, a resposta neurológica foi muito maior na experiência de cinema do que em casa. Mais precisamente, os espectadores neste ambiente mostraram um nível de animação mais longo, de 757 segundos no cinema, contra 3 segundos em casa. Inclusive, quem participou da experiência cinematográfica tradicional, mostrou maior entusiasmo no começo e final do longa.
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“Nesta era de consumo de conteúdo em várias plataformas, o estudo prova que os espectadores de um filme no cinema experimentam um nível de excitação significativamente maior do que aqueles que assistem a um filme em um ambiente doméstico”, comentou Mark Malinowski, vice-presidente global de marketing da Showcase.
A análise foi feita com dois grupos de 40 participantes entre 18 e 44 anos, nas duas ocasiões foi apresentado o filme Jumanji: Bem-vindo à Selva (Sony). E as medições foram feitas com aparelhos conectados em suas mãos, pulsos e clavículas. O ambiente de casa foi simulado na base da empresa Schlesinger Associates, que auxiliou o estudo.
Depois da exibição do filme, os participantes também responderam a perguntas sobre a experiência, tal pesquisa também foi bastante relevadora, já que indicou que a experiência no cinema foi mais satisfatória. 98% se disseram satisfeitos com a luminosidade da sala de cinema, contra 53% em casa. Quanto ao som, o nível de satisfação do cinema foi 93%, diferente dos 33% do ambiente doméstico, 95% aprovam o tamanho da tela na sala tradicional e 25% da tela em home entertainment. Conforto do assento também segue a mesma linha, sendo 88% mais favoráveis à tradicional poltrona de cinema e 10% ao sofá da casa. Em termos de atmosfera, o cinema ainda sai ganhando, sendo 85% dos participantes satisfeitos.
"O estudo fornece um olhar único sobre como a experiência imersiva e de grande formato no cinema pode ser muito mais envolvente e recompensadora para os espectadores”, relevou Michelle Niedziela, vice-presidente de pesquisa e inovação da HCD Research, consultoria de que conduz os testes biométricos. “A exibição tradicional mostrou-se mais envolvente emocionalmente e neuro-fisiologicamente para os espectadores, e há muita tecnologia e conforto que empresas como a Showcase Cinemas construíram em torno da experiência para obter uma forte resposta fisiológica e neurológica. Esta pesquisa mostra o impacto que isso pode ter na experiência no cinema”, conclui.
Além disso, a pesquisa identificou que aqueles que assistiram ao longa de maneira tradicional mostraram um maior nível de aprovação do filme do que aqueles que virem em um ambiente doméstico. 81% dos participantes de ambos os ambientes acreditam que ver um filme no cinema é uma experiência melhor. 73% dos que viram Jumanji numa sala tradicional acreditam que a produção prendeu sua atenção, diferente dos 50% que assistiram num ambiente que simula uma casa.
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